Ascom Cooabriel – O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, foi escolhido, na última terça-feira (23/02) pelo Conselho de Administração da OCB-ES, como membro titular do Conselho Nacional do Café (CNC).
O presidente executivo do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, destacou a importância de Bastianello como membro titular do CNC. “Bastianello tem um espírito cooperativista destacado e comprovado em sua gestão à frente da Cooabriel, onde vem, dia a dia, otimizando o operacional e o profissional da cooperativa. Além disso, é dotado de uma postura coerente e coesa aos princípios do cooperativismo, que mais que o qualificam para assumir o posto de conselheiro diretor do CNC”, destacou.
O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, reforçou a importância da trajetória de Bastianello. “É meritória a escolha democrática, por unanimidade, das cooperativas de café do Espírito Santo e do Sicoob ES do nome de presidente Luiz Carlos Bastianello para ser o representante titular da OCB/ES no colegiado do CNC, tendo como suplente o sr. Bento Venturim. Bastianello possui larga e vasta experiência com o tema. Além de ser advogado, é também cafeicultor e preside a maior cooperativa de café conilon do mundo. Com certeza, com apoio de todos, irá representar e defender à altura os interesses e a pauta da cafeicultura capixaba, em especial a do conilon. O Conselho de Administração da OCB/ES apenas referendou, corretamente, também por unanimidade, a escolha democrática das cooperativas”, afirmou o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.
O presidente do Sicoob-ES, Bento Venturim, era titular e passa a ser suplente. “A indicação de Luiz Carlos Bastianello como novo conselheiro do CNC é uma forma de fortalecer ainda mais o cooperativismo agropecuário capixaba, tão sólido e representativo no cenário nacional e, principalmente, nas discussões para o desenvolvimento do agronegócio em níveis regional e geral. A experiência dele e a expertise adquiridas ao longo do tempo atuando com o cooperativismo e a cafeicultura são muito ricas e vão agregar muito ao Conselho Nacional do Café. Desejo sucesso e um trabalho produtivo, reforçando sempre a parceria do Sicoob e a nossa disposição contínua para auxiliar no que for necessário”, disse Bento Venturin.
Recentemente, foi criado um Comitê, com participação de cooperativas de café do ES e do Sicoob ES. Nele, serão debatidos e deliberados assuntos e pautas do CNC bem como todos os temas ligados à cafeicultura capixaba. A coordenação técnica desse comitê será do analista de mercado do Sistema OCB-ES, Alexandre Ferreira. “Com isso, será possível fortalecer o setor e debater as demandas relacionadas ao conilon”, disse Alexandre.
Segundo o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, serão realizadas reuniões entre os membros, o que permitirá defender o interesse da cafeicultura local e, no caso do Espírito Santo, a força do conilon. “Um dos pontos prioritários que será abordado nos debates será a defesa do Funcafé – Fundo de Defesa da Economia Cafeeira, para que não tenha destino diverso para o qual foi criado, especialmente, fazendo alusão às PECs 186, 187 e 188 em tramitação no Congresso Nacional”, finalizou.