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Palestra destaca o café como você nunca viu

Criadora da marca Kapeh, VANESSA VILELA, mostra como o café passou a ser matéria-prima para cosméticos

O assunto sustentabilidade não ficou de fora das discussões técnicas do evento em comemoração aos 40 anos do Conselho Nacional do Café (CNC), realizado no último dia 08 de julho, no formato virtual. Vanessa Vilela, fundadora da marca Kapeh, apresentou a palestra: “O café como você nunca viu: especiarias extraídas do café”. Vanessa é uma empresária de sucesso que viu no café mais do que uma bebida.

Localizada no sul de Minas Gerais, região tradicional no cultivo de cafés de qualidade, a Kapeh, que significa café no dialeto Maia, é hoje a única empresa de cosméticos feitos exclusivamente à base de café.

A Kapeh tem como princípio a responsabilidade socioambiental, oferecendo produtos rastreáveis e sustentáveis, que se preocupam com a proteção do meio ambiente e valorização do ser humano, além de agregar valor ao café, produto este tão importante para a economia de nosso país.

Desde então vem sendo constantemente divulgada na mídia nacional e seus produtos estão presentes em mais de 200 pontos de venda multimarcas em 18 estados brasileiros, em 5 lojas exclusivas em Minas Gerais e loja virtual, além de exportar para países como Portugal, Holanda e África do Sul.

Pesquisa pioneira

Através de uma pesquisa pioneira no Brasil, Vanessa Vilela descobriu que o café poderia ser mais do que uma simples bebida. “Foram três anos de pesquisa e desenvolvimento. Nós partimos de um estudo do zero, destrinchamos toda a composição química do grãozinho do café e vimos que esse grãozinho verde, antes da torra, é extremamente rico e benéfico para nossa pele. Foi aí que surgiu ideia de desenvolver uma empresa que agrega valor, que divulga todo o potencial desse grão que é tão nosso”, conta.

Vanessa tem formação farmacêutica e bioquímica, o que ajudou no processo de construção do produto. “Sempre fui apaixonada por cosméticos, sempre tive o sonho de ter a minha empresa nesse segmento. E aí, buscando o diferencial da marca, olhando nesse meu entorno, nessa imensidão de café, surgiu realmente a ideia: por quê não desenvolver um estudo e ver se esse grão de fato teria benefício para nossa pele? E fomos muito felizes nos resultados”.

Benefícios reais

Após realizar os estudos Vanessa Vilela encontrou característica impressionantes no café, o que considera benefícios reais para o corpo humano. “Café é três vezes mais antioxidante que um chá verde. Na verdade, é tudo que a indústria cosmética busca porque substâncias antioxidantes combatem os radicais livres que causam o envelhecimento da nossa pele. Mas não para aí: café – como é sabido e utilizado – tem altíssimo teor de cafeína. A cafeína tem efeito redutor, estimula redução de medidas, queima de gordura e, outra coisa, a cafeína é um ativo super promissor no tratamento de queda capilar porque aumenta muito o aporte de nutrientes para o folículo piloso”, explica.

Outros benefícios destacados por Vanessa foram comprovados na prática, no dia a dia de uma lavoura de café. “Nós temos no café um altíssimo teor de flavonoides (atuam como pigmentos coloridos e desempenham diversas funções, como a proteção contra raios ultravioletas que fazem uma proteção solar natural da nossa pele). Existem estudos que mostram que as mãos das mulheres que colhem o café mancham e envelhecem muito menos que o restante do corpo. São muito os benefícios do café pra nossa pele e para a cosmética”.

Sustentabilidade da fazenda ao produto final

A palestrante contou que a marca sempre busca utilizar tudo o que o café oferece para que a sua produção seja a mais sustentável possível. “No caso da Kapeh utilizamos o café na sua totalidade. A casquinha do café, até então um subproduto, tem uma película com efeito esfoliante, de estimular a renovação celular. Além disso, todo o nosso processo utiliza matéria-prima certificada”, garante Vanessa Vilela.

Segundo Vilela, o mercado de cosmético é gigante. O Brasil é o 4º maior consumidor mundial e o primeiro em perfumaria. “Ao mesmo tempo temos um mercado gigante, mas um mercado movido a novidades”, finaliza.

Pesquisa e tecnologia a favor

Silas Brasileiro, presidente do CNC, destaca que as pesquisas sobre a utilização de café em outros produtos finais são fundamentais para fomentar o tão necessário aumento de consumo. “Temos a convicção de que quanto mais o café for estudado, mais benefícios à saúde, mais produtos serão feitos tendo ele como matéria-prima. Por isso, fomentar a pesquisa, a tecnologia e a inovação são imprescindíveis para termos uma realidade mais rentável e sustentável”.

O presidente ressaltou ainda que o café vem sendo utilizado com especiarias, mudando a forma de degustação. “Há países que tem tradição em tomar café com especiarias e o Brasil está cada vez mais presente nessa mudança. As mais utilizadas são: canela, cravo da índia, capim santo, hortelã, erva doce e nibs de cacau. Isso demonstra que temos um mundo de consumo a conquistar”, finaliza Silas Brasileiro.

Acesse o site www.kapeh.com.br e veja todos os produtos cosméticos produzidos à base do café. Veja a palestra completa no link a seguir:

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