A Seção de Estatística da Secretaria da Organização Internacional do Café (OIC) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão unindo forças em busca de uma colaboração que promete aprimorar significativamente os dados relativos ao setor cafeeiro brasileiro. Com o objetivo de fortalecer a cafeicultura e promover sua expansão sustentável, as duas instituições estão planejando uma série de discussões e iniciativas conjuntas.
A OIC, como a única organização intergovernamental dedicada exclusivamente ao café, desempenha um papel fundamental na coleta e disseminação de dados, análises e informações para a indústria e formuladores de políticas. Nesse contexto, a colaboração com a Conab, renomada por sua expertise em estatísticas agrícolas no Brasil, é vista como uma oportunidade valiosa para aprimorar a qualidade e a precisão dos dados relacionados ao café brasileiro.
Vanusia Nogueira, Diretora Executiva da OIC, expressou sua motivação e entusiasmo em relação a esta iniciativa. Ela destacou a importância de estabelecer uma relação de trabalho sólida entre as equipes técnicas da Conab e da OIC, visando melhorar a qualidade dos dados sobre o café no Brasil. A primeira reunião virtual entre as partes aconteceu no dia 4 de abril.
Entre os principais pontos de discussão estiveram: apresentações sobre as respectivas atividades e metodologias de coleta de dados; detalhes específicos sobre os dados coletados pela Conab, incluindo área cultivada com café, novos plantios e replantios, idade das árvores e produtividade por espécies e variedades; metodologia utilizada pela Conab para previsão da produção de café; estabelecimento de uma agenda para futuras reuniões e colaborações entre as equipes técnicas. Importante ressaltar que as equipes de estatísticas da OIC fazem reuniões periodicamente com todos os países produtores do mundo.
A iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional do Café (CNC), que intermediou o agendamento do encontro. “Esperamos que essa parceria entre a OIC e a Conab resulte em benefícios significativos para o setor cafeeiro brasileiro, promovendo uma coleta de dados e metodologia, que, por sua vez, contribuirá para uma melhor compreensão do mercado e uma tomada de decisão mais informada por parte dos produtores, exportadores e formuladores de políticas”, analisou Silas Brasileiro, presidente do CNC.
Além de Vanusia Nogueira, estiveram presentes Alexander Rocos, Assessor Estatístico, e Doc No, Coordenador de Estatística, representando a OIC e como representante da Rebraslon, Heitor Granafei. Da parte do CNC, o Presidente Silas Brasileiro, acompanhado por Argileu Martins e Luíza Kremeier, consultor técnico e assessora do CNC, respectivamente. Representando as cooperativas e o Comite Técnico do CNC, Ricardo Lima (Cocapec), coordenador do CT de Estatística, Guilherme Vinícius Teixeira (Cooxupé) e Gustavo Guimarães (Superintendente da FUNDACCER).
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br / imprensa@cncafe.com.br
(61) 3226-2269