BrasíliaBrasíliaSão Paulo SCN Qd. 01, Bl C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sl. 1.101 (61) 3226-2269 R. Treze de Maio, nº1558 - 6º andar Bela vista (11) 3284-6800
presidente@cncafe.com.br

Gestão 2023/2025

PRESIDENTE EXECUTIVO

Silas Brasileiro

Formado em Administração de Empresas, tem pós-graduação em Desenvolvimento de Dirigentes pela Fundação Dom Cabral, é produtor rural (grãos, pecuária leiteira e de corte, café e eucalipto). É presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC) desde 2011, foi deputado por seis mandatos consecutivos. Em seu currículo ainda constam Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – 2007 a 2009, Presidente do Conselho Diretor da Embrapa, Conab, Ceasa Minas e Casemg, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA) – 2004 a 2006 – e Prefeitura Municipal de Patrocínio – 1989 a 1992.

COORDENADOR / CREDICOCAPEC

Maurício Miarelli

Engenheiro agrônomo, graduado pela Escola Superior Agronômica de Lavras, com MBA em cooperativismo pela FEA/USP – Ribeirão Preto. Foi presidente do Conselho Nacional do Café (CNC) de 2005 a 2007 e, de 1990 ao começo de 2011, atuou profissionalmente na Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), onde exerceu, entre outras, a função de diretor-presidente, cargo que exerceu até 2018. Membro da Câmara Consultiva da BM&FBovespa e da Câmara Consultiva da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, também foi integrante do Grupo de Trabalho nomeado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento do Agronegócio Café (PNDAC).

CONSELHEIROS DIRETORES DO CNC

- Ordem alfabética –
COOXUPÉ

Carlos Augusto Rodrigues de Melo

Carlos Augusto Rodrigues de Melo nasceu em Cabo Verde, sul de Minas Gerais. Formou-se em Odontologia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), em 1974. Com um histórico familiar atuante na cafeicultura do Sul de Minas, Carlos Augusto se dedica ao sistema cooperativista desde 1977. No ano de 1983, passou a integrar o conselho fiscal da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé). Nos anos subsequentes, participou do conselho consultivo e, em 2003, passou a integrar a diretoria executiva da Cooxupé, assumindo a vice-presidência da cooperativa. Em março de 2019, assumiu a tarefa de presidir a Cooxupé, levando melhorias contínuas aos mais de 14.500 cooperados, distribuídos nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo.

COCAPEC

Carlos Sato

Carlos Yoshiyuki Sato é Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Machado, possui Especialização em Liderança Cooperativista – Líderusp – pela USP de Piracicaba (SP), e MBA em Cooperativismo pela FEA/USP de Ribeirão Preto (SP). De 1988 a 2002 foi Engenheiro Agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo e membro do Conselho Administrativo da Cocapec. Entre 2002 e 2006 foi Diretor Secretário da Cocapec e Diretor de Crédito Rural Credicocapec, entidade onde assumiu a Diretoria Administrativa nos quatros anos seguintes. Durante o período de 2014 a 2018 exerceu a presidência do Conselho de Administração do Sicoob Credicocapec. Entre 2006 e 2018, foi Diretor Vice-Presidente da Cocapec, Cooperativa que assumiu a presidência neste ano.

FEDERAÇÃO CAFEICULTORES DO CERRADO MINEIRO

Francisco Sérgio de Assis

Engenheiro agrônomo pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel, desde 1986 atua como cafeicultor empreendedor na Região do Cerrado Mineiro e como liderança de entidades representantes de produtores em nível regional, nacional e internacional. É presidente da Associação dos Cafeicultores da Região de Monte Carmelo (AMOCA), desde 1992; da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Monte Carmelo (Coocacer), desde 1999; e da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, desde 2001, além de, na área social, presidir o Conselho de Defesa Social de Monte Carmelo. Possui vasta experiência na cafeicultura, tanto como produtor, que lida com as questões administrativas do negócio, quanto como líder, que visa a melhorias contínuas, coletivas e sustentáveis para o café da Região do Cerrado Mineiro e do Brasil.

BSCA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CAFÉS ESPECIAIS

Henrique Dias Cambraia

Quarta geração da família Cambraia na produção de cafés, Henrique é formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing na Fundação Dom Cabral e possui MBA em Negócios Internacionais na Thunderbird School of Global Management, da Arizona State University (EUA). É proprietário da torrefação de cafés especiais Cambraia e da Fazenda Samambaia, onde iniciou sua atuação em 1993 e se dedica à produção de cafés especiais desde 1998. Preside a cooperativa de cafés especiais Sancoffee, esteve à frente da SulMinas Café no final da década de 90 e começo dos anos 2000 e foi duas vezes vice-presidente da BSCA, Associação onde é membro há mais de 20 anos.

MINASUL

José Marcos Rafael Magalhães

Graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela PUC-MG, pós-graduado (Latu Sensu) em Engenharia Econômica, Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial, Planejamento Estratégico, possui MBA’s em Gestão Estratégica de Empresas e Planejamento Integrado. Participou de vários cursos de especialização nos Estados Unidos (Cisco Co, Lucent, Microsoft, etc); Alemanha (Deutsche Telekon); Itália (Telecon Italia); Suíça (Elisa); Finlândia (Nokij); Japão (Nec Corporation) e ocupou cargos de direção em empresas dos setores estatal, privado e multinacional, atuando no Brasil e no exterior, tendo desenvolvido trabalhos de relevância em várias culturas e países. É cafeicultor no Sul de Minas há mais de 4 anos, participou do Conselho Fiscal (2015-2016) e, desde abril de 2016, ocupa o cargo de Diretor Presidente da Minasul.

SICOOB

Luciano Ribeiro Machado

Formado em Engenharia Agronômica, em 1993, pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, em Viçosa (MG), pós-graduado e doutorado em Economia Rural, no ano 2000, também pela UFV. Possui formação internacional Link Program 7th Cicle – Confédération Internationale des Banques Populaires – CIBP –, em Montabaur, Alemanha. Produtor rural voltado à agricultura e pecuária de corte, na Fazenda Guapuruvu, em Unaí (MG). Foi assessor técnico na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA de 2001 a 2003 e ingressou no Sicoob em 2004, exercendo o cargo de Supervisor de Planejamento Estratégico, Gerente de Orçamento e Informações Gerenciais, Gerente de Agronegócios e, atualmente, é Superintendente de Negócios. Atuou como Diretor de Agricultura, em Itabuna – BA. Exerceu a atividade de Conselheiro no CREA – DF e na Fundação Sicoob de Previdência Complementar. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Sicoob Credibrasília. Atuou como docente nas disciplinas de micro e macroeconomia, projetos, econometria, mercado de capitais, avaliação de empresas e planejamento estratégico nas Universidades Federal de Viçosa, Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, Estadual de Santa Cruz – UESC, Universidade Federal da Bahia, Universidade Católica de Brasília, UNICESP, além de Fundação Getúlio Vargas – FGV e Instituto Cenecista de Unaí.

OCB/ES

Bento Venturim

Bento Venturim começou a atuar no ramo cooperativista ainda na década de 1970, em São Gabriel da Palha/ES. É um dos fundadores do Sicoob ES, cuja presidência estadual assumiu em 1990, um ano após a sua constituição. Presidiu o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) de 2016 a 2019. Atualmente é Diretor-Presidente do Sicoob Central ES, Presidente do Sicoob Norte, Conselheiro de Administração do Banco Sicoob e Sicoob Confederação, Conselheiro de Administração do Fundo de Estabilidade e Liquidez do Sicoob, Coordenador do Comitê de Riscos do Sicoob, Membro do Conselho Superior do Instituto Sicoob, Presidente do CETCAF – Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café e Membro do Conselho Operacional do ES em Ação. Participou ativamente do debate que gerou o aperfeiçoamento da legislação, aplicável às cooperativas de crédito e também da constituição do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), atualmente, Banco Sicoob. Advogado e empresário do agronegócio, Bento Venturim nasceu em Venda Nova do Imigrante/ES e é um entusiasta das ações voltadas para a melhoria da qualidade do café do Espírito Santo. Por isso, no final de 2015, aceitou presidir o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf). Como dirigente do Sicoob ES, lidera atividades voltadas para o desenvolvimento das diversas regiões do Estado, assim como de projetos de responsabilidade socioambiental, entre eles para preservar a saúde, propiciar água e melhoraria da educação.

COCATREL e COCCAMIG

Marco Valério Araújo Brito

Graduado em Administração de Empresas e Comércio Exterior. Dentre suas especializações estão o Lidercoop, pela Ocemg, e o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes, pela Fundação Dom Cabral. Suas experiências profissionais incluem atuações em diversas empresas, no Brasil e no exterior; também passou por bancos e empresas onde atuou com mercado financeiro, bolsa de valores, commodities e derivativos e trabalhou como coordenador geral do Denac (Departamento Nacional do Café), em Brasília (DF). Foi sócio-fundador de empresas com atuação na área de consultoria e mercado de capitais e conselheiro do Sicoob Copersul por 12 anos, sendo 3 como vice-presidente. Atualmente, integra vários conselhos de entidades ligadas ao café, como o CNC, e é presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) e da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig).