Em um evento repleto de significado para o setor cafeeiro, o Conselho Nacional do Café (CNC), a Cooxupé, o Banco Sicoob e os parceiros do Programa Café Produtor de Água, promoveram a entrega de certificados e cheques da segunda parcela aos beneficiários do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O encontro, que reuniu produtores, suas famílias e lideranças do setor, destacou a relevância de práticas sustentáveis e do compromisso com o meio ambiente no cultivo de café.
A cerimônia foi conduzida por Jorge Florêncio Ribeiro Neto, cerimonialista da Cooxupé, e contou com a participação de autoridades e representantes de instituições parceiras. Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé, trouxe reflexões importantes sobre a sustentabilidade no agronegócio e a relevância de programas como o Produtor de Água. Ele destacou o pioneirismo do projeto e seu impacto no exterior.
Andreza Melo, secretária de Desenvolvimento Econômico Rural e Meio Ambiente de Alpinópolis (MG), representou o prefeito Rafael Freire. Ela reforçou o compromisso da prefeitura de investir ainda mais no programa com ações nas estradas rurais e nas propriedades cafeeiras.
Gustavo Bastos Soares, superintendente de Agronegócios do Sicoob, destacou o compromisso da instituição com a sustentabilidade na produção agrícola. Ele enfatizou que o Sicoob tem realizado investimentos significativos em premiações voltadas à valorização de práticas sustentáveis no setor cafeeiro. Pelo segundo ano consecutivo, o banco patrocinou o pagamento do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), reforçando seu papel como parceiro estratégico dessa iniciativa.
Durante sua fala, Gustavo reafirmou o compromisso do Sicoob em apoiar integralmente este projeto inicial, que tem duração de cinco anos, e em expandir sua participação nos futuros Pagamentos por Serviços Ambientais do Produtor de Água, atualmente em desenvolvimento em outras regiões.
José Marcos Rafael Magalhães, presidente da Minasul, Luiz Eduardo Vilela de Rezende, vice-presidente da Cocatrel, e Saulo Faleiros, vice-presidente da Cocapec, reforçaram em seus discursos o impacto positivo do programa para o setor e o papel do cooperativismo na promoção de ações socioambientais. Além disso, foram unânimes em dizer que o Produtor de Água será ampliado em cada uma de suas cooperativas.
Além disso, Leonel Sátiro de Lima, gerente regional da Emater em Guaxupé, e Gilson de Souza, da área socioambiental da Copasa, enfatizaram a importância da assistência técnica e do suporte às iniciativas de preservação ambiental.
Silas Brasileiro, presidente do CNC, encerrou as falas institucionais com uma mensagem de otimismo e incentivo aos produtores, destacando a importância de práticas que aliam rentabilidade e responsabilidade ambiental.
O momento mais aguardado foi a entrega dos certificados e cheques do PSA, conduzida por Natalia Carr, gerente de ESG da Cooxupé e coordenadora do projeto, ao lado de Devanir Garcia, consultor técnico do programa. Os premiados, André Paulino (representado por um conselheiro), Daniel Marques Lima, Luciano Silveira Vilela, Maria Célia Terra e Paulo Gervásio, receberam seus certificados como reconhecimento pelo trabalho desempenhado em suas propriedades.
Osvaldo Bachião Filho, vice-presidente da Cooxupé, expressou o entusiasmo dos cooperados em fazer parte de iniciativas voltadas à sustentabilidade. “É uma alegria enorme para os nossos cooperados participar de programas como este, que não apenas reconhecem o esforço em preservar o meio ambiente, mas também incentivam práticas que garantem um futuro mais sustentável para a nossa produção e nossas famílias”, afirmou.
O evento também contou com a presença dos conselhos diretor e fiscal da Cooxupé, assim como de membros da diretoria e outros associados.
Sobre o programa
O Programa Café Produtor de Água nasceu em 2021, tendo como idealizador o Conselho Nacional do Café junto às suas cooperativas associadas, contando com os seguintes parceiros: o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), as prefeituras municipais, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB – Sescoop), o Banco Sicoob, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG).
Os objetivos são bem claros: cuidar do meio ambiente com a preservação das vegetações e matas ciliares, plantio de árvores e proteção dos mananciais, além de proporcionar a recuperação de estradas rurais, fundamental para escoamento da produção e melhoria da qualidade de vida da população rural. Como consequência, evitará o assoreamento de rios e lagos, promoverá proteção de nascentes, oferecerá a construção de bacias de contenção, evitando assim, erosões.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br / imprensa@cncafe.com.br
(61) 99999-1570