Setor cafeeiro investirá R$ 4,5 milhões do Funcafé em estratégias de marketing e comunicação
O café é a única cultura do agronegócio brasileiro que possui um fundo próprio, constituído com recursos originários do setor produtivo. O Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) foi criado pelo Decreto-Lei n° 2.295/86, regulamentado pelo Decreto n° 94.874/87 e ratificado pela Lei n° 9.239/95, como parte do ajuste da política cafeeira frente ao processo de democratização e reforma administrativa do Estado Brasileiro. Sua missão principal é apoiar os produtores de café do Brasil, além de promover a competitividade da cafeicultura, financiando diversas áreas estratégicas, incluindo a promoção e consolidação da marca “Cafés do Brasil”.
Em 2024, o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) – que gesta o Funcafé – aprovou através do seu Comitê Técnico, a destinação de R$ 4,5 milhões do Fundo, exclusivamente para ações de marketing e comunicação. O valor foi ratificado pelo Ministro Carlos Fávaro, que preside o CDPC.
Nesse contexto, o Conselho Nacional do Café (CNC) reuniu-se nesta sexta-feira, em seu escritório de representação em São Paulo, com a agência Design Bridge and Partners, especialista em branding, para discutir diretrizes estratégicas para a promoção da marca “Cafés do Brasil”.
O encontro contou com a presença do presidente do CNC, Silas Brasileiro, e da assessora técnica Luiza Mantiça Kreimeier, além de lideranças de diversas cooperativas e associações do setor. Participaram: Saulo Faleiros e José de Alencar (Cocapec), Eliane Cristina Barbosa Cardoso (Coocacer), Régis Damásio Salles (Monteccer), Ítalo Henrique Pereira Silva (Expocacer), José Marcos Magalhães (Minasul), Marco Valério Brito (Coccamig), Vinícius Estrela (BSCA), Fernando Cerqueira (Coocafé) e Lúcio Caldeira (Cocatrel).
O CNC e suas cooperativas desempenham um papel fundamental no fornecimento de informações estratégicas à agência, contribuindo com insights sobre sustentabilidade, rastreabilidade, boas práticas agrícolas e inovação na cafeicultura. Essas contribuições são essenciais para o desenvolvimento de campanhas que consolidem a presença da marca “Cafés do Brasil” nos mercados nacional e internacional, destacando a qualidade e a produção sustentável do café brasileiro.
Escolha técnica
O Comitê Técnico do CDPC foi responsável pela condução do processo seletivo da agência, analisando seis propostas. A Design Bridge and Partners foi escolhida devido à sua expertise em cafeicultura e outros critérios técnicos relevantes. A agência conta com um portfólio de clientes renomados, como Café Colombiano Juan Valdez, o Sebrae, a Nespresso, entre outros.
Para a estruturação da campanha, a Design Bridge and Partners está ouvindo as principais entidades do setor: a ABIC, que representa o café torrado e moído; a ABICS, que representa o café solúvel; o CECAFÉ, que representa a exportação; e a CNA e o CNC, que representam a produção.
A coordenação das reuniões e a condução técnica dos temas estão sob responsabilidade de grupo de trabalho informal do Comitê Técnico, que elegeu como representante, nesta etapa, Fabrício Andrade, da CNA. O processo conta com a apreciação e participação ativa de todas as entidades envolvidas.
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