BrasíliaBrasíliaSão Paulo SCN Qd. 01, Bl C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sl. 1.101 (61) 3226-2269 / 3342-2611 / 3342-2610 / 3342-2235 R. Treze de Maio, nº1558 - 6º andar Bela vista (11) 3284-6800
presidente@cncafe.com.br

CNC marca presença na abertura da 10ª edição da Feira do Cerrado 2025

Na manhã desta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, foi realizada a abertura oficial da Feira do Cerrado 2025 em Monte Carmelo/MG. O evento, promovido pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), trouxe o tema “Agricultura e mudanças climáticas: resiliência e oportunidades” e seguiu até a quinta-feira, dia 6. A cerimônia de abertura reuniu a diretoria executiva da Cooxupé, autoridades locais, cooperados, imprensa, colaboradores da cooperativa e produtores rurais da região, destacando o comprometimento do setor cafeeiro diante dos desafios climáticos e das oportunidades geradas pelos preços recordes do café.

CNC e o compromisso com a sustentabilidade

Durante o evento, o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, ressaltou a importância da sustentabilidade na produção cafeeira e enfatizou o impacto positivo do Programa Café Produtor de Água, que nasceu em 2021, com a visão – além da preservação dos recursos hídricos e matas ciliares -, também em benefício da produção do agro brasileiro, contribuindo para o aumento de água para a irrigação, o que tem sustentado nas adversidades climáticas a produção brasileira.


Oportunidades e mercado cafeeiro

O vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho, destacou os preços históricos do café e a necessidade de investimentos na lavoura. Segundo ele, o momento é propício para alavancar a produtividade e garantir sustentabilidade econômica aos produtores. “Estamos vivendo um momento ímpar com os preços do café em patamares recordes. Isso significa que temos condições de investir na lavoura com alta tecnologia e garantir um grande potencial produtivo. É fundamental que nossos cooperados aproveitem essa oportunidade”, ressaltou.

O superintendente comercial da Cooxupé, Luiz Fernando dos Reis, reforçou a importância de se preparar para o futuro, destacando os desafios climáticos e as mudanças no mercado cafeeiro global. “A produtividade melhorou com tecnologia e manejo, mas a produção ainda enfrenta desafios climáticos e logísticos. O consumo segue crescendo e precisamos estar preparados para atender a demanda sem comprometer nossos estoques”, afirmou.

Força dos produtores e inovações na feira

O superintendente de desenvolvimento cooperado da Cooxupé, José Eduardo Santos Junior, ressaltou a importância da força de trabalho dos produtores diante das mudanças climáticas. “Não temos mais as condições climáticas do passado. Ora é seca, ora é geada. Precisamos aprender a conviver com essas adversidades e utilizar o conhecimento acumulado para garantir um futuro produtivo”, disse.

Já Leocarlos Marques Mundim, do Conselho de Administração da Cooxupé, elogiou a realização da feira na região do Cerrado mineiro e destacou a importância do evento para os cooperados. “Essa feira atende a uma demanda dos nossos produtores. Que todos possam aproveitar essa oportunidade para fazer bons negócios e garantir um futuro promissor para suas lavouras”, afirmou.

Parceria e expansão para o mercado de grãos

Encerrando a solenidade de abertura, o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, destacou a importância da inovação e do fortalecimento da cooperativa. Ele também anunciou a nova parceria com a empresa Agrobom, marcando a entrada da cooperativa no mercado de grãos. “A Cooxupé continua sendo uma cooperativa de café, mas a demanda dos nossos cooperados e o potencial do mercado de grãos nos levaram a expandir nossa atuação. A parceria com a Agrobom trará conhecimento e segurança para que possamos crescer nesse segmento com o mesmo sucesso que tivemos no café”, explicou Carlos Augusto.

O presidente da Cooxupé ressaltou que a feira oferece uma oportunidade estratégica para a realização do barter, permitindo que os cooperados troquem seu café por máquinas e equipamentos de última geração. Essa prática impulsiona a modernização do setor, contribuindo diretamente para a inovação tecnológica na lavoura e para a melhoria da qualidade do café, por meio do aperfeiçoamento dos processos de preparo. Além disso, destacou a importância da fidelização dos cooperados, ressaltando os benefícios oferecidos pela cooperativa aos associados por meio de programas exclusivos.


“O Conselho Nacional do Café manifesta a importância da realização da Feira do Cerrado 2025, em Monte Carmelo, um evento que reafirma a força do cooperativismo e o compromisso com o desenvolvimento sustentável da cafeicultura. Sob a liderança do presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo, do vice-presidente Osvaldo Bachião Filho e de toda a diretoria, a cooperativa tem sido um exemplo de gestão eficiente e inovação. Também destaco o trabalho do superintendente Luiz Fernando dos Reis e de toda a equipe da Cooxupé, que, junto aos cooperados e colaboradores, tornam este evento um grande sucesso. Nosso reconhecimento ainda à Prefeitura de Monte Carmelo e às autoridades locais pelo apoio fundamental na realização da feira, fortalecendo o setor cafeeiro e gerando oportunidades para os produtores da região”, finalizou Silas Brasileiro.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br / imprensa@cncafe.com.br
(61) 99999-1570