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O Encontro de Líderes da Região do Cerrado Mineiro, realizado em março, em Patrocínio (MG), surpreendeu seus participantes pela programação e local escolhidos. O evento realizado pela Federação dos Cafeicultores aconteceu no cinema local e reuniu cafeicultores, representantes de cooperativas e associações do sistema, imprensa e parceiros para apresentar os principais resultados do seu plano de promoção, sustentabilidade e desenvolvimento 2015 a 2020.
Para emocionar e fortalecer a integração
A escolha do local do evento esteve diretamente relacionada ao seu objetivo: contar a evolução da marca Região do Cerrado Mineiro, sua representatividade e conquistas ao longo dos anos por meio das pessoas que a fazem acontecer todos os dias. Assim, o evento foi construído para apresentar histórias de todos os atores da cadeia do café: produtores pioneiros, produtores sucessores, representantes de entidades, torrefadores, exportadores e consumidores, todos relatando sua percepção sobre a marca, os cafés produzidos na Região e com amplo destaque para aquele que foi citado, em vários momentos, como o diferencial da região: as pessoas.
A programação diversificada apresentou um vídeo clipe de uma canção composta e interpretada pelo músico Anderson Martins, intitulada Cerrado Mineiro, a música fala sobre o café e sobre as pessoas. Um vídeo documentário com depoimentos de vários representantes, nacionais e internacionais, da cadeia do café apresentou aos participantes o impacto dos cafés em seus negócios, relembrando histórias e fatos que fazem da Região ser, de fato, uma região de atitude para o novo mundo do café.
“Estamos celebrando muitas coisas que aconteceram neste período, que vão trazer grandes resultados para a Região e garantir a sustentabilidade para a nossa cafeicultura”, abordou Francisco Sérgio de Assis, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.
Cinco anos de desenvolvimento concluídos, dez anos de planejamento que começam a ser traçados
A atitude empreendedora dos cafeicultores da Região sempre foi um dos elementos de seu sucesso, esta atitude, nos últimos cinco anos, foi baseada em um plano de promoção, sustentabilidade e desenvolvimento que gerou 43 ações, que foram apresentadas pelo superintendente da Federação, Juliano Tarabal, com destaque para o crescimento de 40% em volume de cafés com selo da Denominação de Origem, totalizando 426.470 em 5 anos, acompanhado do crescimento em 300% de produtores credenciados, 300% de propriedades credenciadas, 100% do número de hectares credenciados e 100% do número de compradores de cafés com Denominação de Origem.
Para sua realização, o plano contou com um grande apoiador, o Sebrae, cujo órgão esteve com seus representantes participando do evento e também contando suas histórias relacionadas à marca, desafios e oportunidades junto aos cafeicultores.
Um destes momentos foi protagonizado por Marcos Alves, gerente regional do Sebrae. Em painel sobre a evolução estratégica da marca, Marcos relembrou os desafios, falou sobre como a mudança da marca foi encarada e conduzida pelos cafeicultores, bem como este caso e toda a organização da Região do Cerrado Mineiro, inspira organizações de outras regiões.
A apresentação do plano também abordou o futuro que já começa a ser traçado para os próximos dez anos.
Segundo o diretor de operações do Sebrae, Marden Magalhães, “a Região do Cerrado deu um salto importante para servir de inspiração para outras regiões produtoras de diversos produtos, e, não só no Brasil, mas o mundo começa a olhar e buscar inspiração sobre o que acontece por aqui, sendo motivo de orgulho para os produtores que fazem parte desta bela história. Vemos que isso se deve ao fato de que os produtores buscaram todos os elementos que eram necessários: tecnologia, conhecimento e tiveram, acima de tudo, a atitude de transformar a região superando as adversidades com o que havia de melhor no mercado e hoje passa um filme na memória, um filme de sucesso com um resultado fantástico”.
“Celebramos, assim como a colheita, os bons resultados que tivemos nos cinco anos, e agora temos uma preocupação de fazer com que a próxima colheita, ou seja, os próximos dez anos, sejam, de fato, ainda melhor. O desafio cresce e, se precisamos de inspiração, a própria Região com sua história é a inspiração, pois ela pauta as demais regiões cafeicultoras e, por isso, estamos de olho no que acontece aqui e buscando boas referências para estarmos juntos nas conquistas e escrevendo essa história”, completa o diretor de operações do Sebrae.
* Evento foi realizado antes da recomendação de isolamento em função da Covid-19.