Formado em Administração de Empresas, tem pós-graduação em Desenvolvimento de Dirigentes pela Fundação Dom Cabral, é produtor rural (grãos, pecuária leiteira e de corte, café e eucalipto). É presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC) desde 2011, foi deputado por seis mandatos consecutivos. Em seu currículo ainda constam Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – 2007 a 2009, Presidente do Conselho Diretor da Embrapa, Conab, Ceasa Minas e Casemg, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA) – 2004 a 2006 – e Prefeitura Municipal de Patrocínio – 1989 a 1992.
Engenheiro agrônomo, graduado pela Escola Superior Agronômica de Lavras, com MBA em cooperativismo pela FEA/USP – Ribeirão Preto. Foi presidente do Conselho Nacional do Café (CNC) de 2005 a 2007 e, de 1990 ao começo de 2011, atuou profissionalmente na Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), onde exerceu, entre outras, a função de diretor-presidente, cargo que exerceu até 2018. Membro da Câmara Consultiva da BM&FBovespa e da Câmara Consultiva da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, também foi integrante do Grupo de Trabalho nomeado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento do Agronegócio Café (PNDAC).
Carlos Augusto Rodrigues de Melo nasceu em Cabo Verde, sul de Minas Gerais. Formou-se em Odontologia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), em 1974. Com um histórico familiar atuante na cafeicultura do Sul de Minas, Carlos Augusto se dedica ao sistema cooperativista desde 1977. No ano de 1983, passou a integrar o conselho fiscal da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé). Nos anos subsequentes, participou do conselho consultivo e, em 2003, passou a integrar a diretoria executiva da Cooxupé, assumindo a vice-presidência da cooperativa. Em março de 2019, assumiu a tarefa de presidir a Cooxupé, levando melhorias contínuas aos mais de 14.500 cooperados, distribuídos nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo.
Carlos Yoshiyuki Sato é Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Machado, possui Especialização em Liderança Cooperativista – Líderusp – pela USP de Piracicaba (SP), e MBA em Cooperativismo pela FEA/USP de Ribeirão Preto (SP). De 1988 a 2002 foi Engenheiro Agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo e membro do Conselho Administrativo da Cocapec. Entre 2002 e 2006 foi Diretor Secretário da Cocapec e Diretor de Crédito Rural Credicocapec, entidade onde assumiu a Diretoria Administrativa nos quatros anos seguintes. Durante o período de 2014 a 2018 exerceu a presidência do Conselho de Administração do Sicoob Credicocapec. Entre 2006 e 2018, foi Diretor Vice-Presidente da Cocapec, Cooperativa que assumiu a presidência neste ano.
Engenheiro agrônomo pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel, desde 1986 atua como cafeicultor empreendedor na Região do Cerrado Mineiro e como liderança de entidades representantes de produtores em nível regional, nacional e internacional. É presidente da Associação dos Cafeicultores da Região de Monte Carmelo (AMOCA), desde 1992; da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Monte Carmelo (Coocacer), desde 1999; e da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, desde 2001, além de, na área social, presidir o Conselho de Defesa Social de Monte Carmelo. Possui vasta experiência na cafeicultura, tanto como produtor, que lida com as questões administrativas do negócio, quanto como líder, que visa a melhorias contínuas, coletivas e sustentáveis para o café da Região do Cerrado Mineiro e do Brasil.
Quarta geração da família Cambraia na produção de cafés, Henrique é formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing na Fundação Dom Cabral e possui MBA em Negócios Internacionais na Thunderbird School of Global Management, da Arizona State University (EUA). É proprietário da torrefação de cafés especiais Cambraia e da Fazenda Samambaia, onde iniciou sua atuação em 1993 e se dedica à produção de cafés especiais desde 1998. Preside a cooperativa de cafés especiais Sancoffee, esteve à frente da SulMinas Café no final da década de 90 e começo dos anos 2000 e foi duas vezes vice-presidente da BSCA, Associação onde é membro há mais de 20 anos.
Graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela PUC-MG, pós-graduado (Latu Sensu) em Engenharia Econômica, Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial, Planejamento Estratégico, possui MBA’s em Gestão Estratégica de Empresas e Planejamento Integrado. Participou de vários cursos de especialização nos Estados Unidos (Cisco Co, Lucent, Microsoft, etc); Alemanha (Deutsche Telekon); Itália (Telecon Italia); Suíça (Elisa); Finlândia (Nokij); Japão (Nec Corporation) e ocupou cargos de direção em empresas dos setores estatal, privado e multinacional, atuando no Brasil e no exterior, tendo desenvolvido trabalhos de relevância em várias culturas e países. É cafeicultor no Sul de Minas há mais de 4 anos, participou do Conselho Fiscal (2015-2016) e, desde abril de 2016, ocupa o cargo de Diretor Presidente da Minasul.
Formado em Engenharia Agronômica, em 1993, pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, em Viçosa (MG), pós-graduado e doutorado em Economia Rural, no ano 2000, também pela UFV. Possui formação internacional Link Program 7th Cicle – Confédération Internationale des Banques Populaires – CIBP –, em Montabaur, Alemanha. Produtor rural voltado à agricultura e pecuária de corte, na Fazenda Guapuruvu, em Unaí (MG). Foi assessor técnico na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA de 2001 a 2003 e ingressou no Sicoob em 2004, exercendo o cargo de Supervisor de Planejamento Estratégico, Gerente de Orçamento e Informações Gerenciais, Gerente de Agronegócios e, atualmente, é Superintendente de Negócios. Atuou como Diretor de Agricultura, em Itabuna – BA. Exerceu a atividade de Conselheiro no CREA – DF e na Fundação Sicoob de Previdência Complementar. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Sicoob Credibrasília. Atuou como docente nas disciplinas de micro e macroeconomia, projetos, econometria, mercado de capitais, avaliação de empresas e planejamento estratégico nas Universidades Federal de Viçosa, Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, Estadual de Santa Cruz – UESC, Universidade Federal da Bahia, Universidade Católica de Brasília, UNICESP, além de Fundação Getúlio Vargas – FGV e Instituto Cenecista de Unaí.
Bento Venturim começou a atuar no ramo cooperativista ainda na década de 1970, em São Gabriel da Palha/ES. É um dos fundadores do Sicoob ES, cuja presidência estadual assumiu em 1990, um ano após a sua constituição. Presidiu o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) de 2016 a 2019. Atualmente é Diretor-Presidente do Sicoob Central ES, Presidente do Sicoob Norte, Conselheiro de Administração do Banco Sicoob e Sicoob Confederação, Conselheiro de Administração do Fundo de Estabilidade e Liquidez do Sicoob, Coordenador do Comitê de Riscos do Sicoob, Membro do Conselho Superior do Instituto Sicoob, Presidente do CETCAF – Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café e Membro do Conselho Operacional do ES em Ação. Participou ativamente do debate que gerou o aperfeiçoamento da legislação, aplicável às cooperativas de crédito e também da constituição do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), atualmente, Banco Sicoob. Advogado e empresário do agronegócio, Bento Venturim nasceu em Venda Nova do Imigrante/ES e é um entusiasta das ações voltadas para a melhoria da qualidade do café do Espírito Santo. Por isso, no final de 2015, aceitou presidir o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf). Como dirigente do Sicoob ES, lidera atividades voltadas para o desenvolvimento das diversas regiões do Estado, assim como de projetos de responsabilidade socioambiental, entre eles para preservar a saúde, propiciar água e melhoraria da educação.
Graduado em Administração de Empresas e Comércio Exterior. Dentre suas especializações estão o Lidercoop, pela Ocemg, e o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes, pela Fundação Dom Cabral. Suas experiências profissionais incluem atuações em diversas empresas, no Brasil e no exterior; também passou por bancos e empresas onde atuou com mercado financeiro, bolsa de valores, commodities e derivativos e trabalhou como coordenador geral do Denac (Departamento Nacional do Café), em Brasília (DF). Foi sócio-fundador de empresas com atuação na área de consultoria e mercado de capitais e conselheiro do Sicoob Copersul por 12 anos, sendo 3 como vice-presidente. Atualmente, integra vários conselhos de entidades ligadas ao café, como o CNC, e é presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) e da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig).