Folha Rural Cooxupé – A Starbucks repassou mais de R$ 6 milhões como premiação do Programa C.A.F.E. Practices para um grupo de mais de 2 mil produtores de pequeno porte da Cooxupé, por apresentarem os requisitos de sustentabilidade exigidos pela empresa.
O Programa C.A.F.E. Practices visa garantir a qualidade e integridade do processo de verificação do qual o café tenha sido cultivado e processado de forma sustentável, em que são analisados vários aspectos econômicos, sociais e ambientais durante todas as fases do cultivo à colheita.
De acordo com Lúcio Araújo Dias, superintendente comercial da Cooxupé, a cooperativa conta com quatro grupos que fornecem cafés finos e especiais para a Starbucks, mas a premiação foi destinada para um dos grupos de pequenos produtores.
“Temos dois grupos de pequenos produtores, um de médios e um de grandes, mas quem conquistou a premiação foi o grupo 2 com cooperados de até 12 hectares de café. Por terem alcançado os requisitos de sustentabilidade, eles receberam cerca de R$ 19,00 por saca comercializada e o valor foi repassado integralmente para cada associado participante no mês de dezembro”, explica Dias.
O superintendente comercial afirma que a conquista é um mérito dos produtores que comprovaram que é possível produzir café de qualidade nos padrões exigidos pela maior rede de cafeterias do mundo.
“É um marco muito importante para os produtores que alcançaram os níveis de sustentabilidade exigidos por uma empresa do porte da Starbucks, que é a maior cafeteria do mundo. É muito trabalhoso, mas eles mostraram que é possível e desejamos que os outros tenham a mesma conquista. Para isso, precisamos entregar um produto com as características e qualidades demandadas por esse mercado. O cooperado Anibal Alvez de Azevedo ao comentar e agradecer o prêmio me disse: o importante não é o prêmio e sim o orgulho de saber que o meu café, fruto de meu trabalho, vai para os clientes da Starbucks mundo afora. Isso sim é importante para nós produtores”, comenta Dias.
FAMÍLIA E VALORIZAÇÃO
O cooperado Marcelo Antônio de Oliveira Veira, de Cabo Verde, afirma que a Cooxupé é uma família e que ficou emocionado ao ver tanto carinho do presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo no repasse da bonificação.
“Eu sou da terceira geração, tudo começou com o meu avô Emídio e o nome dele ainda é lembrado. Hoje, junto com o meu pai, cuidamos do café com muito amor, carinho e fé em Deus. Na entrega da bonificação, o senhor Carlos Augusto sabia quem eu era, falou que conheceu o meu avô, que foi um exemplo para ele e ficamos emocionados com a lembrança. Fiquei paralisado, ele é o presidente da Cooxupé, uma ótima pessoa e me tratou super bem, deu a maior atenção, me tratou como um amigo, fiquei muito agradecido pelo carinho do pessoal da cooperativa que é como uma família”, diz Vieira.
O produtor afirma ainda que toda essa atenção e reconhecimento incentivam a continuar o trabalho buscando sempre melhorar a qualidade e a sustentabilidade, cuidando da natureza e que a tradição familiar continuará. “A bonificação é boa, ajuda a fazer outros investimentos, mas a satisfação em saber que a qualidade do café foi reconhecida é muito grande. Agora estamos preparando a quarta geração da família.
A conquista de todos os produtores contemplados também foi parabenizada por Tim Scharrer, diretor e vice-presidente da Green Coffee & Cocoa da Starbucks Coffee Trading, em mensagem enviada para a Cooxupé no mês de dezembro.
“Gostaria de parabenizar a Cooperativa Cooxupé por alcançar um status estratégico pela primeira vez dentro de nosso Programa C.A.F.E. Practices. Este é realmente um marco e uma verdadeira prova do desenvolvimento bem-sucedido do nosso relacionamento desde o início de 2009. Durante esse tempo, as duas empresas evoluíram e o relacionamento se fortaleceu ainda mais, mas o que resta certo, mesmo nestes tempos turbulentos, é o fato indiscutível de que ambas as partes fazem negócios com um foco claro na melhoria das pessoas e do planeta. No nosso caso específico, isso significa que todos trabalhamos a serviço das comunidades cafeeiras que fazem parte da rede da cooperativa. Temos orgulho de chamá-los de nossos parceiros e esperamos continuar nessa jornada juntos nos anos que virão”, diz Sharrer em seu texto.