BrasíliaBrasíliaSão Paulo SCN Qd. 01, Bl C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sl. 1.101 (61) 3226-2269 R. Treze de Maio, nº1558 - 6º andar Bela vista (11) 3284-6800
presidente@cncafe.com.br

Colômbia: venezuelanos suprem falta de mão de obra em lavouras de café

Dow Jones Newswires via AE Broadcast Agro – Imigrantes venezuelanos estão sendo considerados a salvação dos produtores de café da Colômbia, suprindo a escassez de mão de obra local, segundo relatos de membros do setor.

“Nós, cafeicultores, estamos agradecendo a Deus pelos migrantes”, disse Oscar Gamboa, um produtor de café das colinas íngremes do norte da Colômbia. Ele diz ainda que cerca de um terço de 85 colhedores de café de suas plantações vem da vizinha Venezuela. Segundo Gamboa, os colombianos não têm se interessado em fazer o trabalho árduo ou se mudaram para grandes cidades.

Embora os imigrantes venezuelanos sejam, algumas vezes, mal vistos por cidadãos na Colômbia e em outros países da América do Sul, eles estão fazendo contribuições econômicas significativas em toda a região, de acordo com o Fundo Monetário Internacional, grupos políticos, o banco central da Colômbia e produtores de café como Gamboa.

Fugindo da escassez de alimentos e do desemprego em seu país, quase 2 milhões dos 5,4 milhões de venezuelanos que fugiram de seu país desde 2015 se estabeleceram na Colômbia. Centenas de milhares aceitaram empregos na colheita de café e de batatas nos Andes gelados. Os recém-chegados também fundaram inúmeras pequenas empresas.

Para ajudá-los a garantir empregos que paguem impostos, bem como saúde e educação, o governo colombiano divulgou este mês um programa para legalizar quase todos os cerca de 1 milhão de venezuelanos sem documentos que estão país, um movimento que ganhou elogios do governo do presidente norte-americano Joe Biden, do Papa Francisco e das Nações Unidas, recentemente.

Essa política de portas abertas surpreendeu alguns setores na Colômbia, um país que, historicamente, resistiu à migração. Mas o presidente Ivan Duque explicou que o programa de legalização ajudará seu governo a vacinar os imigrantes contra o coronavírus, identificar e deportar aqueles que cometem crimes e aproveitar os melhores e mais brilhantes, permitindo que continuem suas carreiras na Colômbia. Fonte: Dow Jones Newswires

Leave a Reply