O mês de julho marca os 36 anos da Cocapec – Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas instalada na Alta Mogiana com sede em Franca/SP. Por isso, o Conselho Nacional do Café (CNC) parabeniza a instituição e ressalta o crescimento da cooperativa que, ao ser fundada, contava com 300 associados e, hoje, superam os 2 mil cooperados. “A Cocapec é sinônimo de gestão eficiente. Temos muito orgulho do que a cooperativa se tornou para produtores de São Paulo e Minas Gerais. Isso mostra que pessoas dedicadas e abnegadas ao cooperativismo podem fazer com que uma região seja ainda mais próspera. Foi o que fizeram todos os que passaram e os que estão atuando na Cocapec”, ressalta Silas Brasileiro, presidente do CNC.
Sobre a Cocapec
Fundada em 11 de julho de 1985, em Franca/SP, a Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) se concretizou após dois anos da instalação do núcleo da Cooperativa Central Agropecuária do Paraná (Cocap). A experiência adquirida com a Cocap estimulou os cafeicultores da Alta Mogiana a criarem a sua própria cooperativa.
O que antes era um núcleo da Cocap foi transformado na estrutura da Cocapec, devido à iniciativa dos sócios-fundadores que decidiram, em assembleia geral, assumir as instalações que compunham um armazém de café com capacidade para 150 mil sacas, uma usina de rebenefício e o prédio administrativo. Foi com esta iniciativa que muitos produtores passaram a conhecer o valor do sistema cooperativista.
A Cocapec transformou o cenário da cafeicultura da região, motivou o crescimento tecnológico no campo, criou melhores condições para a aquisição de insumos, dinamizou a compra e venda de café e trabalhou com seus cooperados na melhoria da qualidade de um produto que tem grande importância no cenário econômico mundial.
Em todos os lugares onde atua, a Cocapec faz a diferença com sua proposta de valor, fortalecendo o desenvolvimento de seus associados. São mais de 15 municípios da região da Alta Mogiana atendidos por sua matriz (Franca) e núcleos nas cidades de Capetinga, Claraval, Ibiraci e São Tomás de Aquino no Estado de Minas Gerais; e Cristais Paulista e Pedregulho em São Paulo.