BrasíliaBrasíliaSão Paulo SCN Qd. 01, Bl C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sl. 1.101 (61) 3226-2269 R. Treze de Maio, nº1558 - 6º andar Bela vista (11) 3284-6800
presidente@cncafe.com.br

Conquista da Expocaccer ratifica café sustentável do Cerrado Mineiro

Arte: Redes Sociais Expocaccer

Mais uma conquista importante foi anotada pela cafeicultura brasileira, em especial, pelo Cerrado Mineiro. O cooperado da Expocaccer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda.), Fernando Nogues Beloni, foi destaque no mundo da cafeicultura no âmbito internacional no mês de dezembro pela conquista do título de primeira fazenda de café do mundo com certificação de agricultura regenerativa.

O feito, concedido pela certificadora britânica, Control Union, valida as práticas sustentáveis realizadas há mais de três anos na propriedade do cafeicultor, com foco no aumento da saúde do solo, estímulo da biodiversidade, controle da emissão de gases de efeito estufa e do sequestro de CO².

O Conselho Nacional do Café (CNC) destaca a conquista e parabeniza a busca por cafés mais sustentáveis. “O café brasileiro tem provado o quanto é sustentável, e isso tem gerado valor na hora da venda da produção. Estamos intensificando encontros e discussões sobre o tema nos nossos comitês técnicos do CNC, para que haja avanços no manejo das nossas lavouras, proporcionando um café cada vez mais sustentável na tríade essencial: social, ambiental e econômico”, avalia Silas Brasileiro, presidente do CNC. 

A agricultura regenerativa utiliza processos de produção que restauram o solo, melhoram a biodiversidade entre os polinizadores naturais (abelhas e borboletas) e ampliam a captação de carbono no solo, obtendo assim benefícios ambientais duradouros. No total, após submeter a fazenda ao processo de obtenção da certificação, Fernando Beloni esperou cerca de 3 meses para o resultado.

Para quem produz, a agricultura regenerativa permite um aumento na produção de cafés e na rentabilidade do negócio, com a valorização dos grãos. Por outro lado, para os consumidores, cada vez mais atentos à origem e qualidade dos alimentos que chegam às mesas de suas casas, os cafés originados de uma produção regenerativa oferecem um produto mais saudável, além de conectá-los a um conjunto de valores e processos que envolvem um produto ético e ambientalmente responsável.

O Presidente da Expocaccer, Glaucio de Castro, ressalta que a certificação concedida ao Fernando Beloni consolida a iniciativa do produtor e vem também como uma inspiração para a cooperativa e seus cooperados.

Silas Brasileiro elogiou o trabalho realizado pela Expocaccer e por seus cooperados. “A Expocaccer é uma grande referência para o mundo. A conquista alcançada pelo Fernando Beloni é apenas a ratificação do quanto o Café do Cerrado é avançado nas práticas sustentáveis. Queremos assim parabenizar o Beloni, o presidente Gláucio, os colaboradores e todos os produtores associados”, finalizou.

Com informações da Ascom Expocaccer

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa e Camila Xavier
(61) 3226-2269 / imprensa@cncafe.com.br

Leave a Reply