Com o propósito de trabalhar por uma cafeicultura mais competitiva, sustentável e integrada, o Conselho Nacional do Café (CNC) tem investido no planejamento dos Comitês Técnicos, criado nos meses de março e abril, com o objetivo de melhorias em áreas estratégicas para o café brasileiro.
Uma das prioridades do CNC é o Comitê de Tecnologia & Pesquisa que busca soluções tecnológicas inovadoras para a redução de custos, variedades mais produtivas, qualidade e ampliação da renda. A pesquisa deve atender as necessidades do produtor rural. Em sua segunda reunião, no último dia 19, foi avaliado os projetos que estão em andamento no Consórcio Pesquisa Café. Os recursos oriundos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) foram destinados à nove estados brasileiros através de parcerias com empresas estaduais de pesquisa, universidades e fundações que tem priorizado a demanda dos produtores.
Os membros do Conselho destacaram que no campo estratégico a qualidade química e a segurança alimentar são fundamentais. Diante disso, pesquisas na área de alimentos adequados ao consumo, crédito de carbono, devido a exigência da União Europeia, e a sustentabilidade como um todo, além de pesquisas sobre combate de pragas e redução de custos na produção com aplicação de nano moléculas devem ser assuntos abordados nas próximas reuniões do Comitê. Outras questões a serem discutidas e analisadas são as recomendações técnicas sobre o processo das braquiárias e as conectividades interministeriais.
O presidente do CNC, Silas Brasileiro, ressaltou a necessidade de integração dos Comitês Técnicos. Para ele, o trabalho vai estimular a intercooperação entre os membros do Conselho para o avanço de pautas prioritárias da cafeicultura brasileira. “O foco dos Comitês será a busca de mais renda para os produtores, que são a base de sustentação de toda a cadeia produtiva”, enfatizou.
Além dos Comitês de Pesquisa & Tecnologia, Sustentabilidade e Estatística, o CNC vai criar, no próximo mês, o Comitê de Comunicação, concluindo assim a primeira fase de implantação do planejamento estratégico da entidade.