BrasíliaBrasíliaSão Paulo SCN Qd. 01, Bl C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sl. 1.101 (61) 3226-2269 R. Treze de Maio, nº1558 - 6º andar Bela vista (11) 3284-6800
presidente@cncafe.com.br

Conselho Nacional do Café comemora 70 anos de Sílvio Farnese

O Conselho Nacional do Café (CNC) esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na manhã desta segunda-feira, 18/04, representado pelo presidente Silas Brasileiro, na comemoração do aniversário de 70 anos do Diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento – DCA/SPA, Sílvio Farnese.

Já é tradição do MAPA homenagear os profissionais de carreira que atinge 70 anos em pleno exercício de suas funções na pasta. O importante momento contou com a presença do Ministro Marcos Montes, que fez questão de abraçar Farnese. Estiveram presentes ainda, Guilherme Sória Bastos Filho (Secretário de Política Agrícola – SPA/MAPA), Wilson Vaz de Araújo (Diretor do Departamento de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário – DEFIN/SPA), Janaina Macedo Freitas (Coordenadora Geral do Café), Cid Caldas (Coordenador-Geral de Cana-de-Açúcar e Agroenergia – CGAE) e Adriana Novoa Brambila Bressan (Assistente), além de diversos outros servidores e amigos do aniversariante.

Sílvio Farnese é Mestre em Desenvolvimento Agrícola pelo Instituto Agronomique Mediterraneen de Montpellier, na França. É graduado em Administração de Empresas e Engenharia Agronômica. Foi extensionista rural na Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás – ACAR/GO; Professor convidado na Universidade do Distrito Federal; Consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA. Trabalhou ainda na Empresa de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, atuou na Companhia Nacional de Abastecimento – Conab e na Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda – SEAE/MF. Está na Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura – SPA/MAPA desde 1997.

Comercialização e Abastecimento

A Diretoria de Comercialização e Abastecimento (DCA) trabalha para garantir o abastecimento nacional com alimentos de qualidade e assegurar ao produtor preços que permitam sua manutenção na atividade rural. A cada safra, as diretrizes da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) são coordenadas, elaboradas, acompanhadas e avaliadas para garantir segurança alimentar e a comercialização dos produtos agropecuários.

O financiamento da estocagem, a armazenagem, a venda de estoques públicos de produtos agropecuários e a equalização de preços e custos são alguns dos mecanismos de que o ministério se vale para garantir abastecimento e comercialização. Toneladas de produtos agrícolas excedentes podem ser comercializadas, por meio de leilões eletrônicos monitorados pelo governo, de forma a abastecer regiões deficitárias e, ao mesmo tempo, garantir aos produtores um preço que lhes permita manter-se na atividade rural.

Mercado Agrícola

O departamento oferece um relatório semanal do mercado agrícola interno e externo das principais commodities, contendo o preço de mercado atual e suas variações diária, semanal, mensal, semestral, anual e bienal. Apresenta o mesmo cenário para as principais moedas (real, dólar, libra esterlina, euro e peso argentino). O trabalho é publicado às segundas-feiras.

Silas Brasileiro destacou o papel de Farnese no Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), sempre apontando os melhores caminhos à cafeicultura nacional. “Sílvio Farnese é extraordinário. Tem um conhecimento técnico que poucos possuem, aliado ao bom senso que sempre lhe é peculiar. Suas colocações deixam os assuntos mais claros e a melhor solução passa pelos seus conselhos. Hoje é um dia muito importante, Farnese é realmente um ser diferenciado”, analisa o presidente do CNC.

“Citamos o CDPC, mas a atuação dele é destacada em todas as áreas que demandam seu trabalho. O Ministério da Agricultura sempre teve a marca de ser uma pasta com excelentes profissionais de carreira. Quando lá estivemos, pudemos sentir a força do trabalho da equipe, quando desenvolvemos programas para o agronegócio nacional, que até hoje são diferenciais do Brasil no contexto internacional. O Sílvio Farnese faz parte dessa história”, finaliza Silas Brasileiro.

Com informações do site oficial do MAPA

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br
(61) 3226-2269 / imprensa@cncafe.com.br