Resultados comprovam a preocupação dos produtores com a qualidade do café produzido no Brasil
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) divulgou recentemente os aprovados no Cup of Excellence, o principal concurso de qualidade para café do mundo. O resultado chamou a atenção pelo grande número de cafés aprovados para a fase nacional. Ao todo, 100 produtores estão classificados para a próxima fase.
A BSCA realiza este concurso desde o ano 2000, e hoje conta com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da “Alliance for Coffee Excellence” (ACE). Este concurso é aberto a todo produtor brasileiro de café arábica, sendo uma das ações do Plano Internacional de Marketing para a Promoção dos Cafés Especiais Brasileiros proposto pela associação.
O concurso Cup of Excellence foi iniciado por um grupo de profundos conhecedores de café juntamente com o suporte de entidades do governo e organizações não governamentais (ONGs), com o objetivo de recompensar os produtores por seus esforços e trabalho. Além disso, os concursos e feiras que são realizados servem para mostrar a qualidade do café produzido no Brasil e os produtores são, assim, gratificados por preços superiores no mercado tradicional como das commodities.
“Ficamos extremamente gratificados em ver o grande número de produtores aprovados no concurso. Isso mostra a preocupação com a qualidade dos cafés do Brasil, que tem sido cada vez mais notória. Isso é reflexo de um trabalho árduo, focado nos princípios de sustentabilidade na produção, na comercialização, na industrialização e na exportação”, explica Silas Brasileiro, presidente do CNC.