O Conselho Nacional do Café (CNC) participou, nesta segunda-feira (7), da cerimônia de abertura da 28ª edição da Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura –, realizada em Araguari (MG), reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da cafeicultura irrigada e com o desenvolvimento sustentável do setor.
Realizada pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé é hoje o maior evento da cafeicultura irrigada do país, sendo referência em inovação, tecnologia e geração de negócios. “Nesta edição especial, que celebra os 40 anos da ACA, o CNC faz questão de destacar o trabalho incansável no processo inicial e na condução da associação por vários mandatos, do líder Reinaldo Caetano. Parabenizamos também o presidente da entidade, Cláudio Morales Garcia, pela liderança, pela visão estratégica e pelo incansável trabalho em prol dos produtores da região”, ressaltou Silas Brasileiro.
Durante a cerimônia, importantes autoridades estiveram presentes ou participaram por videoconferência, prestigiando o evento e reforçando a relevância da cafeicultura para o agronegócio mineiro e nacional. Entre os destaques, o Governador Romeu Zema e o Vice-Governador Professor Mateus Simões, que participaram de forma remota, reforçaram o apoio governamental ao setor.
O CNC também saúda o Prefeito de Araguari, Renato Carvalho Fernandes, pela parceria com os produtores e pelo apoio à realização da Fenicafé, além do Secretário de Estado da Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, representado na ocasião pelo Secretário Adjunto João Ricardo Albanez, e do Presidente da Emater-MG, Otávio Maia, que têm atuado fortemente para promover políticas públicas voltadas à valorização da agricultura irrigada.
O evento contou ainda com a presença de parlamentares comprometidos com o desenvolvimento da cafeicultura mineira e brasileira, como o Deputado Federal Zé Vitor (PL/MG), e os Deputados Estaduais Raul Belém Filho (Cidadania), Doorgal Andrada (PRD) e Eliane Cristina, diretora-executiva da Coocacer Araguari, que desempenha papel fundamental na valorização dos cafés do Cerrado Mineiro, com gestão competente e foco em qualidade e sustentabilidade. Eliane recebeu uma justa homenagem – moção de aplausos – conferido pelo deputado Raul Belém.
Também participaram da cerimônia lideranças cooperativistas e do setor produtivo que têm sido peças-chave para o fortalecimento da cafeicultura regional e nacional, como o Presidente da Coocacer, Mário Takanobu Watanabe, a Vice-Presidente da Fundacer, Evanete Peres, o Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Gláucio de Castro, o Presidente da Monteccer e da Fundaccer, Francisco Sérgio de Assis, além do presidente e vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo e Osvaldo Bachião Filho (Osvaldinho), respectivamente.
A Fenicafé 2025, recebeu mais de 30 mil visitantes durante seus três dias de programação, é composta por três frentes principais: o Encontro Nacional de Irrigação e Cafeicultura do Cerrado, a Feira de Irrigação em Cafés do Brasil e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. Com mais de 90 expositores, o evento apresenta o que há de mais moderno em tecnologias voltadas à cafeicultura irrigada.
“A Fenicafé é uma demonstração clara da força do associativismo e da visão de futuro da cafeicultura do Cerrado Mineiro. Parabenizo a Associação dos Cafeicultores de Araguari pela trajetória exemplar nestes 40 anos, e especialmente o presidente Cláudio Morales Garcia, pela condução firme e inspiradora deste trabalho. Igualmente, destaco o talento e a dedicação da diretora-executiva da Coocacer, Eliane Cristina, que tem se mostrado uma liderança técnica e humana de grande valor para o setor. A Fenicafé não apenas celebra a história, mas projeta um futuro de inovação e sustentabilidade para o nosso café irrigado”, finaliza Silas Brasileiro, presidente do CNC.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br / imprensa@cncafe.com.br
(61) 99999-1570