BrasíliaBrasíliaSão Paulo SCN Qd. 01, Bl C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sl. 1.101 (61) 3226-2269 R. Treze de Maio, nº1558 - 6º andar Bela vista (11) 3284-6800
presidente@cncafe.com.br

CNC participa de diálogo com Ministro do Trabalho no Sul de Minas

Da esquerda para a direita: Carlos Augusto Rodrigues de Melo (presidente da Cooxupé), Otávio Maia (presidente da Emater/MG), Luiz Marinho (Ministro do Trabalho) e Silas Brasileiro (Presidente do CNC)

As cidades de Guaxupé, Alfenas e Poço Fundo, no sul de Minas Gerais, receberam o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, acompanhado por uma comitiva de parlamentares e líderes do setor cafeeiro, incluindo Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC). O objetivo da visita foi promover relações laborais mais justas e decentes na cadeia produtiva do café, além de assinar o Termo de Adesão ao Pacto Nacional do Café com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) recebeu a visita do Ministro Marinho, tanto na sede quanto no complexo Japy. Ele ressaltou a relevância da cafeicultura para a economia brasileira e o papel fundamental do diálogo na promoção do trabalho decente. “Nós desejamos que essa nossa experiência na Cooxupé sirva para energizar outras regiões do estado e do país, estimulando o trabalho decente no setor. As leis devem vir para facilitar a fiscalização, mas o diálogo é o instrumento mais poderoso para a solução de qualquer problema”, afirmou o ministro.

O CNC, representado por seu presidente, Silas Brasileiro e pelo consultor Argileu Martins, desempenhou um papel fundamental na construção dessa aproximação entre trabalhadores, trabalhadoras e empregadores, visando a melhoria das condições de trabalho no setor cafeeiro. Em todas as oportunidades, o ministro Luiz Marinho elogiou o CNC por seu esforço constante em fortalecer a relação entre os diferentes agentes da cadeia produtiva do café, destacando a importância do Conselho na sugestão, orientação e na adoção de boas práticas trabalhistas.

Na ocasião, foi assinado o Termo de Adesão ao Pacto Nacional do Café com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, iniciativa que visa a promoção de condutas empresariais responsáveis e a garantia do trabalho decente na cafeicultura. Além disso, o ministro lançou o projeto-piloto de Migração do Café, voltado para enfrentar violações dos direitos humanos no trabalho, com foco na formalização e na proteção dos trabalhadores migrantes, que são fundamentais para a colheita do café na região, tranquilizando os produtores com relação à mão-de-obra oriunda de outros estados, dentro dos princípios legais. “Esse afirmação do Ministro foi muito esclarecedora”, analisou Silas Brasileiro.

Marinho também aproveitou o evento para tranquilizar os trabalhadores rurais quanto ao programa Bolsa Família, reforçando que a assinatura da carteira de trabalho não acarretará na perda do benefício. “Queremos dizer aos safristas que eles não precisam se preocupar, pois não perdem o Bolsa Família ao assinar a carteira de trabalho”, enfatizou.

Silas Brasileiro, por sua vez, destacou a importância da parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e a contribuição do CNC para a promoção de um ambiente laboral mais justo, seguro e sustentável. “Trata-se de um dia marcante para a Cooxupé e para a cafeicultura do Sul de Minas. Trabalhamos incansavelmente na orientação dos nossos cooperados sobre a legislação trabalhista. Temos uma reputação internacional e nosso objetivo é fortalecer a sustentabilidade da produção cafeeira, buscando sempre melhorar a relação de trabalho com o apoio e a orientação do Ministério do Trabalho e Emprego”, afirmou.

Silas Brasileiro fez questão de elogiar o Ministro Luiz Marinho. “Quero expressar minha profunda admiração pelo trabalho incansável do Ministro Luiz Marinho, que tem demonstrado um compromisso excepcional com a promoção de relações laborais justas e dignas no Brasil. Sua liderança à frente do Ministério do Trabalho e Emprego tem sido fundamental para fortalecer o diálogo entre trabalhadores, trabalhadoras e empregadores, especialmente no setor cafeeiro, onde desafios históricos ainda precisam ser superados. O Ministro compreende que o desenvolvimento sustentável da nossa cafeicultura passa pelo respeito aos direitos dos envolvidos na relação trabalhista, e sua disposição para ouvir e agir, com equilíbrio e firmeza, é um exemplo para todos nós. O Conselho Nacional do Café sente-se honrado em colaborar com o Ministro nesse importante processo de construção de um futuro melhor para nossa nação, em especial no setor cafeeiro”.

Fetaemg

A visita do Ministro também incluiu um encontro com sindicalistas na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG) e uma visita à cidade de Poço Fundo, onde conheceu o trabalho das cooperativas familiares que investem na produção de café orgânico e no comércio justo.

Silas também se mostrou muito entusiasmado por reencontrar líderes do Sul de Minas, a exemplo do deputado Vilson Luiz da Silva, mais conhecido como Vilson da Fetaemg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais). O presidente do CNC lembrou do tempo em que os dois atuaram juntos para o lançamento da primeira AGRIMINAS, realizada no espaço nobre da Serraria Souza Pinto, que hoje já está na 15ª edição.

“Enquanto Secretário de Agricultura de Minas, alinhamos junto ao Vilson, pela primeira vez, no âmbito da SEAPA, a Subsecretaria de Agricultura Familiar, acolhendo uma reivindicação antiga da FETAEMG. Lançamos a primeira Agriminas e desenvolvemos vários projetos em conjunto. Ele foi um grande parceiro para que hoje, a agricultura familiar de Minas Gerais seja bastante diversificada, envolvendo não só a produção de alimentos, mas também atividades como o turismo rural e o artesanato”, destacou Silas Brasileiro.

Além dos representantes dos ministérios, estiveram presentes na Cooxupé, os deputados Federais Emidinho Madeira e Odair Cunha, deputado Estadual Luizinho, a OIT (Organização Internacional do Trabalho), Contar (Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais), Senar, Asbraer (Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária), entre outras instituições, também participaram do encontro.

Fotos: Ascom Cooxupé / Ascom MTE
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br / imprensa@cncafe.com.br
(61) 3226-2269