BrasíliaBrasíliaSão Paulo SCN Qd. 01, Bl C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sl. 1.101 (61) 3226-2269 R. Treze de Maio, nº1558 - 6º andar Bela vista (11) 3284-6800
presidente@cncafe.com.br

CNC realiza primeiro encontro oficial com Ministro Marcos Montes

O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, se reuniu na última segunda-feira (25/04) com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcos Montes e com o Secretário de Política Agrícola (SPA), Guilherme Soria Bastos Filho. Na pauta, diversos assuntos importantes para a cafeicultura nacional.

Na audiência, Silas Brasileiro reiterou que o Mapa é o Ministério da produção, que abriga o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), fundamental para o setor produtivo nacional. A partir da mudança no Ministério, Marcos Montes passa a ser o presidente do Conselho. “Expusemos ao Ministro a importância de o CDPC ser ouvido quanto às posições do Brasil nas reuniões no âmbito de organizações internacionais como Organização Internacional do Café, o Fórum dos Países Produtores, entre outros”.

O presidente do CNC também apresentou ao Ministro o “Projeto Café Produtor de água” que busca a preservação dos mananciais e matas ciliares. O projeto é uma iniciativa do CNC – como braço operacional do setor de cooperativismo da produção de café – da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico(ANA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF), além das cooperativas e associações vinculadas ao CNC.

“Foi nossa primeira audiência oficial com o Ministro Marcos Montes, que conhece a realidade da cafeicultura brasileira como poucos. Atuamos longos anos juntos na Câmara dos Deputados e sempre mantivemos contato sobre as ações que podem dar às nossas cooperativas e, por consequência, aos nossos produtores rurais, melhores condições para que tenham uma renda digna, evitando assim que o cafeicultor deixe o campo ou até faça opção por outros cultivares”, explica Silas Brasileiro.

Para Silas Brasileiro, o conhecimento de Marcos Montes fará toda a diferença para o agronegócio nacional. “Tivemos três anos extraordinários no MAPA com a Ministra Tereza Cristina, que teve em Marcos Montes apoio diário. Somado a isso, a experiência executiva de Montes (como prefeito de Uberaba e Secretário de Turismo de Minas Gerais) e legislativa (como Deputado Federal) lhe credenciaram para assumir o Ministério, sendo que ele se destaca por ser extremamente técnico, com capacidade política inquestionável. Nosso agronegócio está cada dia mais forte”, analisa Silas Brasileiro.

O Ministro Marcos Montes disse que o MAPA está de portas abertas ao Conselho Nacional do Café, suas cooperativas, associações e produtores, e que continuará dando apoio irrestrito aos projetos do CNC.

Foto: Ascom/MAPA

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br
(61) 3226-2269 / imprensa@cncafe.com.br