BrasíliaBrasíliaSão Paulo SCN Qd. 01, Bl C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sl. 1.101 (61) 3226-2269 R. Treze de Maio, nº1558 - 6º andar Bela vista (11) 3284-6800
presidente@cncafe.com.br

Cocatrel comemora 63 anos, uma história que mistura tradição com inovação

O surgimento da Cocatrel

No dia 18 de julho de 1961, na atual sede da Associação Comercial de Três Pontas, foi constituída a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas – a Cocatrel. A primeira diretoria foi composta por Juvenal Correia de Figueiredo, que assumiu como Diretor Presidente e Oswaldo Campos Reis e Ary de Oliveira Piedade, que passaram a atuar como Diretores Gerente e Secretário respectivamente. A cooperativa nasceu com 144 fundadores, visionários que entenderam que o modelo cooperativista seria fundamental para o fortalecimento dos produtores da cidade de Três Pontas.

Os primeiros anos

Em 1960, a Cocatrel adquiriu seu primeiro armazém e maquinários para rebenefício de café. Assim, a cooperativa enfrentou seu primeiro desafio, que foi preparar e comercializar os cafés dos cooperados, algo que até então era feito por meio de corretores e empresas que compravam diretamente dos produtores. O objetivo era ofertar em maior volume, eliminar intermediários e aumentar o poder de negociação nas vendas de café.

Em 1964, a cooperativa iniciou seu segundo negócio, abrindo o laticínio para, em um primeiro momento receber e comercializar o leite dos produtores e, num segundo momento, já em 1971, começar a fábrica do laticínio. Em 1981, a Cocatrel inaugurou sua primeira loja agropecuária, passando a oferecer insumos diversos para facilitar o manejo agrícola e pecuário dos cooperados. A iniciativa cumpria um segundo grande objetivo da cooperativa, que era, por meio de compras em maior volume, aumentar o poder de negociação em relação aos fornecedores.

A primeira fase de expansão

Entre os anos de 1980 e 2015, a cooperativa expandiu sua atuação, tanto em termos geográficos como de negócios. Em 1982, inaugurou o armazém matriz em Três Pontas e loja de insumos em Carmo da Cachoeira. Em 1983, foi aberta a loja agropecuária em Nepomuceno e teve início as vendas de laticínios ao varejo.

Em 1984, criou-se o departamento de fertilizantes e em 1985 foi inaugurada a torrefação, em um primeiro momento para prestar serviço de torra e moagem para os cafés dos cooperados e, posteriormente, a partir de 1986, visando suprir as marcas de cafés industrializados da Cocatrel, com atendimento ao varejo local.

Loja de insumos em Santana da Vargem (1997), armazém para recebimento de café em Nepomuceno (1999) Silo para cereais em Três Pontas (2003), inauguração do armazém de café em Carmo da Cachoeira (2003), loja de insumos e armazém de café em Coqueiral (2008 e 2013) completaram investimentos desta fase.

A segunda fase de expansão           

Entre os anos de 2015 e 2023 houve uma aceleração dos investimentos da cooperativa. Novas unidades de recebimento de café foram inauguradas: Ilicínea e Córrego o Ouro (2015), armazém Paraíso em Três Pontas (2016), início de recebimento de café em Santana da Vargem (2018), Guapé e Santo Antônio do Amparo (2019), Monsenhor Paulo e Cristais (2022), São Francisco de Paula, São Bento Abade e Santana da Vargem, todos em 2023. Atualmente, a cooperativa conta com 19 pontos de recebimento de café e origina café de mais de 125 municípios.

Lojas agropecuárias também foram abertas neste período: Córrego do Ouro (2016), Ilicínea (2017), Guapé e Santo Antônio do Amparo (2019), Santana da Vargem e São Bento Abade (2023). Atualmente, a cooperativa conta com 12 lojas agropecuárias. Também em 2013 foi inaugurada em Santana da Vargem a concessionária de máquinas, implementos e tratores da Cocatrel.

Além disso, merecem destaque a inauguração da cafeteria de Três Pontas em 2015, da cafeteria de Santana da Vargem (2022) e a criação, em 2017, do Cocatrel CDT (Cocatrel Direct Trade), que é o departamento de cafés especiais da cooperativa. As cafeterias possuem como objetivo, além de ponto de venda para os produtos do laticínio e torrefação, criar um ambiente para criar experiências sensoriais com os cafés especiais, o que eleva a reputação da cooperativa e dos produtores, que ganham visibilidade junto ao público local.

Por sua vez, a criação do Cocatrel CDT foi uma resposta ao crescimento do segmento de cafés especiais no mundo. O departamento atuou em duas frentes: 1) orientação aos produtores sobre como produzir cafés especiais, o que incluiu transferência de conhecimentos e introdução de novos protocolos; e 2) exportação, o que envolveu a promoção dos cafés e o estabelecimento de parcerias em todo o mundo, visando gerar e transferir bônus (agregação de valor) aos cooperados.

Visando a expansão de atuação em grãos, a Cocatrel inaugurou em 2022 a Unidade Foguetinho, que passou a receber e comercializar milho, deixando o silo Charneca destinado a recebimento e comercialização de soja.

Combinando Tradição com Inovação

A tradição em fazer bem-feito e a inovação para fazer cada vez melhor

Ao longo de seus 63 anos, a Cocatrel construiu uma reputação de ser sólida, segura e transparente. Ao seguir seu propósito de oferecer soluções de excelência para contribuir para o fortalecimento e competitividade de seus cooperados, a cooperativa escolheu estar em negócios de forma tal a proporcionar uma plataforma completa de serviços aos produtores.

Assim, armazenagem e comercialização de cafés, assistência técnica, lojas agropecuárias e armazenamento e comercialização de soja e milho são os principais negócios que visam comprar insumos mais baratos e vender café, milho e soja pelo melhor preço, além de oferecer serviços para melhorar o manejo, visando custos mais baixos, maior produtividade e melhor qualidade.

Neste aspecto, cumprir contratos e entregar o combinado em termos de qualidade fizeram a Cocatrel ser respeitada pelo mercado interno e internacional. Essa reputação gerou confiança dos fornecedores, compradores, cooperados e sociedade em geral. Daí a tradição em ser sólida e segura. A transparência é resultado de um modelo de governança e gestão que está próxima do cooperado. Nossas revistas, mídias em geral, assembleias e pré-assembleias, auditoria interna, auditoria externa, conselho ético, conselho consultivo, sistema de controle de gestão (SAP) e conselhos fiscal e administrativo participantes são exemplos que visam a transparência e ao mesmo tempo contribuem para a segurança e solidez da cooperativa, resultando em confiança e tradição nos mercados em que atua.

Inovação também faz parte da história da cooperativa. Os investimentos em preparo de café e a consequente comercialização de padrões gerou melhores preços do café para os cooperados, algo que é reconhecido pelo mercado. Claro, isso associado à tradição, já que compradores aceitam pagar um pouco mais em função da reputação Cocatrel.

A criação do Cocatrel CDT também foi inovadora e permitiu à Cocatrel uma atuação firme e seguro na comercialização de cafés especiais. Hoje, a Cocatrel já atua em mais de 35 países e possui clientes consolidados nos 5 continentes. O aumento contínuo em exportações e os ágios gerados aos cooperados foram resultado desta empreitada.

A história de pioneirismo também pode ser verificada no desenvolvimento do Grupo Cafeína, um grupo de cooperadas que só aumenta. Além de Três Pontas, já houve expansão para os núcleos de Ilicínea e Nepomuceno, além de previsões para inauguração em núcleos em Santana da Vargem, Carmo da Cachoeira e Coqueiral. Também por meio do Cocatrel CDT, a Cocatrel tem expandido as parcerias de clientes que estão dispostos a pagar mais por cafés especiais e até finos e comerciais produzidos por mulheres. Hoje o grupo Cafeína é referência na região.

Um outro case de sucesso que mostra o pioneirismo da Cocatrel foi a criação do Programa Melhores Cafés dos Produtores, que, diferentemente de um concurso, é democrático na medida em que se escolhe os melhores cafés do ano a partir de todas as amostras que entram na cooperativa. O programa, além de exportar os cafés dos produtores com ágios significativos, industrializa os cafés e reembolsa os produtores com 25% do valor de venda, que é realizado nas cafeterias e na loja on-line da cooperativa: o cafes.cocatrel. Vale ressaltar que há todo um trabalho para valorizar o produtor e sua fazenda.

O departamento de sustentabilidade é outra inovação, já que, antenado às questões de meio ambiente, presta serviços como Cadastro Ambiental Rural, outorga de uso insignificante, consultoria em certificação e outros.

Ter um laboratório de análise próprio, que inclusive está recebendo um prêmio por qualidade este ano é outra inovação, já que este tipo de serviço não é algo comum oferecido por cooperativas. Equipamentos de ponta e pessoal competente fazem a diferença para fornecer aos cooperados análises de folha e solo com qualidade, algo fundamental para orientar todo o planejamento para o ano agrícola.

Portal do cooperado e atendimento por whatsapp são tecnologias que ampliaram o acesso à cooperativa por parte dos produtores. Cashback e plano de fidelidade são inovações que estão sendo continuamente melhoradas e visam beneficiar os cooperados com base nas compras do ano e fidelidade no relacionamento com a cooperativa.

Enfim, a Cocatrel comemora seus 63 anos agradecendo os cooperados pela confiança e os colaboradores pelo envolvimento e participação. Foi através dessa parceria que foi construída uma história de realizações que geram vantagens e benefícios aos produtores que fazem parte deste modelo de sucesso em cooperativismo. A Cocatrel também agradece aos fornecedores e compradores, que ao longo do tempo transformaram-se em parceiros que contribuíram para a longevidade da cooperativa.

Ascom Cocatrel