O Conselho Nacional do Café (CNC) tem o propósito de trabalhar por uma cafeicultura mais competitiva, sustentável e integrada. Para atingir esse objetivo, o planejamento da entidade determinou a instalação de Comitês para o desenvolvimento de ações em áreas estratégicas para a produção cafeeira do Brasil: sustentabilidade, pesquisa & tecnologias, estatísticas e comunicação.
A sustentabilidade é um tema de destaque para a cafeicultura nacional, pois os produtores brasileiros contam com uma estrutura avançada de apoio, desde a pesquisa até o porto, e atuam sob a égide das mais rígidas legislações ambiental e trabalhista do mundo. O Comitê de Sustentabilidade tem o desafio de desenvolver uma pauta de ações sobre esse tema que está em constante evolução e apoiar a comunicação da realidade diferenciada dos produtores brasileiros ao mundo. A coordenação desses trabalhos está a cargo do gerente de Sustentabilidade Socioambiental da Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), Alexandre Vieira Costa Monteiro.
Para abordar questões relacionadas à competitividade da cafeicultura brasileira, buscando soluções tecnológicas inovadoras para a redução de custos, ampliação da renda e facilitação do acesso ao mercado, o Comitê de Pesquisa & Tecnologias buscará maior aproximação com o Consórcio Pesquisa Café. Os membros do Comitê elegeram o gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo, para coordenar esses trabalhos.
No último dia 14 foi instalado o Comitê de Estatísticas que trabalhará em proximidade com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para a obtenção de avanços na transparência e na credibilidade nos números da safra brasileira de café, além de outras informações estratégicas, como custos de produção. Os membros do Comitê elegeram como coordenador o Superintendente Comercial da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), Ricardo Lima.
Para o presidente do CNC, Silas Brasileiro, o trabalho dos comitês fortalecerá a intercooperação entre os membros do Conselho, favorecendo a organização setorial da cafeicultura e o avanço de pautas prioritárias e mútuas. “Conforme as diretrizes do CNC, o foco dos Comitês será a busca de mais renda para os produtores, que são a base de sustentação de toda a cadeia produtiva”, acrescenta Brasileiro.
No dia 27 de abril, o CNC criará seu comitê de Comunicação, concluindo a primeira fase de implantação do seu planejamento estratégico. “Nosso objetivo, com este Comitê, será aproximar o CNC dos produtores, através de uma comunicação mais assertiva e clara sobre os trabalhos que o Conselho desenvolve para buscar mais renda e ampliar a competitividade da cafeicultura brasileira”, conclui o presidente do CNC.