STUDIODVÖS – O Consórcio Cerrado das Águas (CCA), plataforma colaborativa que une setores como empresa, governo e sociedade civil para promoverem, conjuntamente, ações e esforços para a preservação e conservação ambiental, realiza, no próximo sábado, 20 de fevereiro, às 10h, um encontro digital para debate sobre RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural e convida cafeicultores locais e regionais para esclarecimentos sobre a ação.
Atualmente, o CCA concentra suas atividades em Patrocínio-MG, na Região do Cerrado Mineiro, atuando com cafeicultores na revitalização da bacia do Córrego Feio, principal fonte de abastecimento hídrico do município.
RPPN
Uma Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma unidade de conservação criada de forma voluntária pelo proprietário da terra, cuja posse e domínio ficam a cargo deste. Além de preservar a beleza natural, as RPPNs auxiliam na capacidade de suportar as mudanças climáticas, gerando serviços ecossistêmicos à propriedade.
O encontro digital, que acontece pelo canal do CCA no Youtube, contará com a participação de Laércio Machado, representante da Funatura; e Luciano Souza, consultor ambiental. A dupla de especialistas esclarecerá as dúvidas dos produtores quanto ao processo de criação da RPPN, detalhando seus benefícios. O debate conta também com a participação de Antônio Geraldo, secretário do Meio Ambiente do município de Patrocínio.
Parcerias para produção sustentável
Além de esclarecer dúvidas e informar sobre os benefícios da RPPN, o encontro objetiva formar grupos de produtores para executarem a iniciativa em suas propriedades. Por meio de um projeto realizado pela Funatura, os primeiros grupos de produtores terão à sua disposição, em Patrocínio, um consultor ambiental para orientar e conduzir o processo de implantação da RPPN, sem custo para o produtor, configurando-se em uma excelente oportunidade para levar a iniciativa adiante.
Anote na agenda
O evento tem como foco os cafeicultores localizados em Patrocínio, no entanto, podem participar todos aqueles que queiram saber mais sobre a iniciativa, seu processo de implantação e seus benefícios.
A live será transmitida no dia 20 de fevereiro, às 10h, pelo canal do Youtube do Consórcio Cerrado das Águas.
Sobre o Consórcio Cerrado das Águas
Criado em 2014, em Patrocínio-MG, o Consórcio Cerrado das Águas tem como objetivo conscientizar produtores da região sobre a importância de seus ativos ambientais por meio do diagnóstico e de investimento nos mesmos, garantindo sua preservação a longo prazo.
Em 2019, o projeto piloto recebeu do Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos (CEPF) o valor de US$ 400 mil para implementar o programa que irá promover, inicialmente, o investimento e a proteção dos ecossistemas naturais encontrados em mais de 100 propriedades ao longo da bacia do Córrego Feio. A quantia é o maior subsídio já concedido pelo CEPF, que conta com exigentes doadores como a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), União Europeia, Fundo Mundial para o Ambiente (GEF), Governo do Japão e Banco Mundial.