BrasíliaBrasíliaSão Paulo SCN Qd. 01, Bl C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sl. 1.101 (61) 3226-2269 R. Treze de Maio, nº1558 - 6º andar Bela vista (11) 3284-6800
presidente@cncafe.com.br

Expocaccer completa 28 anos de história com grandes conquistas no Cerrado Mineiro

Foto: arquivo Expoaccer

O mês de setembro é especial para a cafeicultura brasileira, visto que a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) comemora 28 anos de existência. Com sua atuação inicial em Patrocínio/MG a cooperativa atende hoje produtores de toda a região do Alto Paranaíba. O início de sua história acontece em 1993, quando nasceu a Coocacer, com a ideia dos produtores de um condomínio de armazenamento, na época com capacidade de armazenamento de 180 mil sacas, capacidade de recebimento de 200 mil sacas e uma pequena unidade de rebenefício de café.

Já em 1995, houve a criação da Central de Cooperativas dos Cafeicultores do Cerrado – EXPOCACCER – com capacidade de recebimento de 500 mil sacas. Quatro anos depois, aconteceu a incorporação da marca EXPOCACCER à razão social da cooperativa, momento em que houve a união dos serviços de armazenamento aos serviços da equipe comercial no mercado interno e externo.

Nos últimos anos, houve grande expansão com a nova sede administrativa, abertura da Cafeteria Dulcerrado e ampliação da estrutura com a abertura da unidade 2, garantindo capacidade de armazenamento de 800 mil sacas. Hoje, a estrutura de serviços oferece movimentação de mais de 1 milhão de sacas e marca presença nos 5 continentes. Destaque também para as exportações que enviam cafés brasileiros para 29 países. A Expocaccer conta com quadro social de mais de 560 cooperados.

O Conselho Nacional do Café (CNC) celebra os 28 anos da Cooperativa e destaca seu papel econômico, social e ambiental exercido no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. “Quando olhamos para a missão da Expocaccer que é ser a solução para o cafeicultor, criando valor para seu negócio na Região do Cerrado Mineiro vemos que de fato está completamente alinhada aos valores destacados em seu planejamento estratégico. Nos sentimos honrados em fazer parte dessa história, pois vimos a cooperativa nascer, crescer e se desenvolver. Hoje, o sucesso é resultado de um trabalho sério e competente, principalmente dos presidentes que passaram por lá”, avalia o presidente do CNC, Silas Brasileiro.

O CNC destaca a ação das gestões daqueles que fizeram a história acontecer: a fundação da Cocaccer pelas mãos de Aguinaldo José de Lima e dos presidentes José Luiz Alvarez Garcia,  Sebastião Martins Ribeiro, Ricardo dos Santos Bartholo, Marcus Heitor Queiroz, Cláudio Luciano Arantes, Lazáro Ribeiro de Oliveira e Gláucio de Castro. “Além dos presidentes queremos render homenagem a todos os membros que passaram pelos conselhos, pelos gestores e, claro, por todos os colaboradores que trabalharam pelo sucesso da Expocaccer”, finaliza Silas Brasileiro.

Leave a Reply