BrasíliaBrasíliaSão Paulo SCN Qd. 01, Bl C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sl. 1.101 (61) 3226-2269 R. Treze de Maio, nº1558 - 6º andar Bela vista (11) 3284-6800
presidente@cncafe.com.br

MAPA, CNC e outras entidades oficializam projeto de compensação de crédito de carbono para a cafeicultura brasileira

Da esquerda para a direita: Jonatas Pulquério, Marcelo de Andrade, João Nicanildo e Luiza Kreimeier

No dia 2 de abril de 2024, o Workshop de Gestão de Risco Agropecuário reuniu especialistas, autoridades e representantes do setor agrícola para discutir estratégias inovadoras e promover parcerias visando fortalecer a resiliência do agronegócio brasileiro. O evento aconteceu no Ministério da Agricultura e Pecuária e contou com a presença do Conselho Nacional do Café (CNC), parceiro do MAPA no “Projeto Cafeicultura Brasileira Sustentável – Projeto de Compensação de Crédito de Carbono Seguro Rural”.

A abertura do workshop contou com a presença de autoridades no cenário agrícola, incluindo Neri Geller, Secretário de Política Agrícola, Vanderlei de Paula, Secretário Adjunto de Política Agrícola, e Jonatas Pulquerio, Diretor do Departamento de Gestão de Risco. Também se fizeram presentes Caio Rocha do IICA, Wilson Vaz Araújo da Secretaria de Política. Neri Geller destacou a importância de investimentos em seguro agrícola para proteger os produtores rurais diante dos riscos climáticos.

Parceria oficialmente formalizada

Além de vários temas relevantes, o workshop marcou também o lançamento do Plano Nacional de Gestão do Risco Agropecuário e do Projeto Cafeicultura Brasileira Sustentável – Projeto de Compensação de Crédito de Carbono Seguro Rural. João Nicanildo Bastos dos Santos, Coordenador de Monitoramento e Inovação do DEGER/SPA/MAPA, Jonatas Pulquério, Diretor de Gestão de Riscos, Luiza Mantiça Kreimeier, assessora técnica do CNC e Marcelo de Andrade da Pro-Natura International apresentaram os detalhes dessa iniciativa, ressaltando a importância da parceria com as cooperativas e o engajamento dos cafeicultores.


A ideia é promover cada vez mais uma cafeicultura resiliente, que visa a compensação de crédito de carbono no pagamento da apólice de seguro rural, demonstrando o engajamento do Ministério, das cooperativas, associações e entidades em promover práticas sustentáveis na agricultura.

O projeto faz parte do Programa Nacional de Lavouras Resilientes e surge como uma iniciativa inovadora, visando não apenas preservar, mas continuar transformando a cafeicultura em uma cultura cada vez mais sustentável. Sob a metodologia MRV (Mensuração, Relato e Verificação), este programa busca estabelecer parâmetros rigorosos para a avaliação do balanço de emissões e remoções de carbono equivalente em cafezais. A transparência, desde a fase de monitoramento até a divulgação de boas práticas agrícolas que transformem as plantações em sumidouros de carbono, é fundamental.

Para o presidente do CNC, a ação conjunta entre Mapa, Embrapa, Universidades, entidade nacionais e internacionais, é a melhor opção para a construção de um programa sólido. “A geração Z só está consumindo o que realmente conhece. Ela quer saber a origem dos produtos e qual o impacto que a produção daquele produto causa na natureza. Para mostrarmos ao mercado consumidor números confiáveis, precisamos de metodologias acreditadas por instituições sérias. Vemos nos parceiros desse programa essa riqueza de conhecimento. Estamos certos de que será um grande diferencial para a cafeicultura brasileira”, ressaltou.

“Vale ressaltar que o Brasil, reconhecido como uma potência mundial na compensação de carbono através de soluções climáticas naturais, está diante da oportunidade de liderar uma revolução na agricultura, direcionada à resiliência e à sustentabilidade. Contudo, para que este potencial se materialize, é imperativo que haja um apoio de toda a cadeia cafeeira, tanto em termos técnicos quanto financeiros, no desenvolvimento de paisagens e lavouras mais resistentes, fundamentadas em boas práticas agrícolas”, analisou Silas Brasileiro.

O Conselho Nacional do Café e o Mapa reforçam seus compromissos em impulsionar a sustentabilidade dos cafeicultores, promovendo ações concretas e colaborativas para enfrentar os desafios do mercado agrícola.

Fotos: Ascom/MAPA
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br / imprensa@cncafe.com.br
(61) 3226-2269