BrasíliaBrasíliaSão Paulo SCN Qd. 01, Bl C, nº 85, Ed. Brasília Trade Center - Sl. 1.101 (61) 3226-2269 / 3342-2611 / 3342-2610 / 3342-2235 R. Treze de Maio, nº1558 - 6º andar Bela vista (11) 3284-6800
presidente@cncafe.com.br

Gestão 2023/2025

PRESIDENTE EXECUTIVO

Silas Brasileiro

Formado em Administração de Empresas, tem pós-graduação em Desenvolvimento de Dirigentes pela Fundação Dom Cabral, é produtor rural (grãos, pecuária leiteira e de corte, café e eucalipto). É presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC) desde 2011, foi deputado por seis mandatos consecutivos. Em seu currículo ainda constam Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – 2007 a 2009, Presidente do Conselho Diretor da Embrapa, Conab, Ceasa Minas e Casemg, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA) – 2004 a 2006 – e Prefeitura Municipal de Patrocínio – 1989 a 1992.

COORDENADOR / COCAPEC

Carlos Sato

Carlos Yoshiyuki Sato é Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Machado, possui Especialização em Liderança Cooperativista – Líderusp – pela USP de Piracicaba (SP), e MBA em Cooperativismo pela FEA/USP de Ribeirão Preto (SP). De 1988 a 2002 foi Engenheiro Agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo e membro do Conselho Administrativo da Cocapec. Entre 2002 e 2006 foi Diretor Secretário da Cocapec e Diretor de Crédito Rural Credicocapec, entidade onde assumiu a Diretoria Administrativa nos quatros anos seguintes. Durante o período de 2014 a 2018 exerceu a presidência do Conselho de Administração do Sicoob Credicocapec. Entre 2006 e 2018, foi Diretor Vice-Presidente da Cocapec, Cooperativa que assumiu a presidência neste ano.

CONSELHEIROS DIRETORES DO CNC

- Ordem alfabética –
COOXUPÉ

Carlos Augusto Rodrigues de Melo

Carlos Augusto Rodrigues de Melo nasceu em Cabo Verde, sul de Minas Gerais. Formou-se em Odontologia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), em 1974. Com um histórico familiar atuante na cafeicultura do Sul de Minas, Carlos Augusto se dedica ao sistema cooperativista desde 1977. No ano de 1983, passou a integrar o conselho fiscal da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé). Nos anos subsequentes, participou do conselho consultivo e, em 2003, passou a integrar a diretoria executiva da Cooxupé, assumindo a vice-presidência da cooperativa. Em março de 2019, assumiu a tarefa de presidir a Cooxupé, levando melhorias contínuas aos mais de 14.500 cooperados, distribuídos nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CAFÉS ESPECIAIS - BSCA

CARMEM LUCIA CHAVES DE BRITO – UCHA

Carmem Lucia é profissional de Educação Física e Psicóloga, com doutorado na linha do Imaginário Social e Mitologia, fez mestrado em Psicofisiologia; pós-graduada em Marketing, com formação holística, transdisciplinar e taoista, áreas em que atuou por mais de vinte anos como terapeuta corporal, e é autora do livro Consciência Corporal: uma abordagem bioenergética. Foi proprietária de Academias de Ginástica no Rio de Janeiro e em Três Pontas, sua terra natal. Professora universitária e coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação no Rio de Janeiro, onde ainda exerce o cargo de docente na Universidade Holística Internacional em cursos de MBA. Há 17 anos, retornou para Minas Gerais e assumiu a gestão das fazendas de sua família juntamente com seu irmão Paulo Fernando. Nesta ocasião, se especializa em Administração Rural pela UFLA, fez MBA em Gestão e m Cafeicultura pela Universidade Illy do Café, o curso de QGrader na Academia do Café (BH) e Barismo no Instituto Federal de Machado e especialização em Gestão de Qualidade no Campo, Marketing digital, Empreendedorismo e inovação e Formação em ESG. Hoje, à frente das Fazendas Caxambu e Aracaçu, além de implantar um plano de gestão inovador com foco em produção de cafés especiais, criou programas sócio-ambientais que permitiram às fazendas atender diversas certificações que garantem práticas agrícolas sustentáveis e comprometidas com o desenvolvimento da mulher e do homem do campo. ​Foi presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) nos mandatos de 2017 a 2019 e se tornou novamente a atual presidente para os mandatos de 2024 e 2025; foi conselheira da Associação dos Produtores de Três Pontas e diretora da Coopasv – Cooperativa dos Pequenos Produtores da Região de Santana da Vargem (Fairtrade) por três mandatos; participou da primeira diretoria e da criação do capítulo Brasil da Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA. Foi considerada pela revista Forbes, como uma das 20 mulheres mais poderosas do Agro. Atualmente faz parte da diretoria da Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas – ACAITP e do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR. Em 2024 recebeu o Oscar do Agronegócio, estando entre os “100 mais influentes do agro”.

FEDERAÇÃO DOS CAFEICULTORES DO CERRADO MINEIRO

Gláucio de Castro

Glaucio de Castro, natural de Osasco/SP, produtor rural, vêm construindo seu legado, e desde 1987 trabalhando com sua família como cafeicultor, e empreendedor na Região do Cerrado Mineiro. Figura como liderança de entidades representativas a nível regional e nacional, sendo que atuou como Diretor da Acarpa -Associação dos Cafeicultores de Patrocínio entre 2011 e 2015, Presidente do Consórcio Cerrado das Águas entre 2019 e 2021, VicePresidente da Expocacer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, de 2020 a 2023, Vice-presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado; Diretor Financeiro da FUNDACCER – Fundação De Desenvolvimento Do Cerrado Mineiro, e atualmente é o Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado. Ademais, Gláucio ocupa uma cadeira como Conselheiro junto ao CNCConselho Nacional do Café. Com vasta experiência no segmento, Gláucio é um produtor visionário, que objetiva elevar cada vez mais o café, bem como buscar melhorias contínuas, visando o bem-estar social e progresso para a cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro e do Brasil.

COCATREL

JACQUES FAGUNDES MIARI

PRESIDENTE DA COCATREL

MINASUL

José Marcos Rafael Magalhães

Graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela PUC-MG, pós-graduado (Latu Sensu) em Engenharia Econômica, Marketing, Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial, Planejamento Estratégico, possui MBA’s em Gestão Estratégica de Empresas e Planejamento Integrado. Participou de vários cursos de especialização nos Estados Unidos (Cisco Co, Lucent, Microsoft, etc); Alemanha (Deutsche Telekon); Itália (Telecon Italia); Suíça (Elisa); Finlândia (Nokij); Japão (Nec Corporation) e ocupou cargos de direção em empresas dos setores estatal, privado e multinacional, atuando no Brasil e no exterior, tendo desenvolvido trabalhos de relevância em várias culturas e países. É cafeicultor no Sul de Minas há mais de 4 anos, participou do Conselho Fiscal (2015-2016) e, desde abril de 2016, ocupa o cargo de Diretor Presidente da Minasul.

SICOOB

Luciano Ribeiro Machado

Formado em Engenharia Agronômica, em 1993, pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, em Viçosa (MG), pós-graduado e doutorado em Economia Rural, no ano 2000, também pela UFV. Possui formação internacional Link Program 7th Cicle – Confédération Internationale des Banques Populaires – CIBP –, em Montabaur, Alemanha. Produtor rural voltado à agricultura e pecuária de corte, na Fazenda Guapuruvu, em Unaí (MG). Foi assessor técnico na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA de 2001 a 2003 e ingressou no Sicoob em 2004, exercendo o cargo de Supervisor de Planejamento Estratégico, Gerente de Orçamento e Informações Gerenciais, Gerente de Agronegócios e, atualmente, é Superintendente de Negócios. Atuou como Diretor de Agricultura, em Itabuna – BA. Exerceu a atividade de Conselheiro no CREA – DF e na Fundação Sicoob de Previdência Complementar. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da Sicoob Credibrasília. Atuou como docente nas disciplinas de micro e macroeconomia, projetos, econometria, mercado de capitais, avaliação de empresas e planejamento estratégico nas Universidades Federal de Viçosa, Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, Estadual de Santa Cruz – UESC, Universidade Federal da Bahia, Universidade Católica de Brasília, UNICESP, além de Fundação Getúlio Vargas – FGV e Instituto Cenecista de Unaí.

OCB/ES

Bento Venturim

Bento Venturim começou a atuar no ramo cooperativista ainda na década de 1970, em São Gabriel da Palha/ES. É um dos fundadores do Sicoob ES, cuja presidência estadual assumiu em 1990, um ano após a sua constituição. Presidiu o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) de 2016 a 2019. Atualmente é Diretor-Presidente do Sicoob Central ES, Presidente do Sicoob Norte, Conselheiro de Administração do Banco Sicoob e Sicoob Confederação, Conselheiro de Administração do Fundo de Estabilidade e Liquidez do Sicoob, Coordenador do Comitê de Riscos do Sicoob, Membro do Conselho Superior do Instituto Sicoob, Presidente do CETCAF – Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café e Membro do Conselho Operacional do ES em Ação. Participou ativamente do debate que gerou o aperfeiçoamento da legislação, aplicável às cooperativas de crédito e também da constituição do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), atualmente, Banco Sicoob. Advogado e empresário do agronegócio, Bento Venturim nasceu em Venda Nova do Imigrante/ES e é um entusiasta das ações voltadas para a melhoria da qualidade do café do Espírito Santo. Por isso, no final de 2015, aceitou presidir o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf). Como dirigente do Sicoob ES, lidera atividades voltadas para o desenvolvimento das diversas regiões do Estado, assim como de projetos de responsabilidade socioambiental, entre eles para preservar a saúde, propiciar água e melhoraria da educação.

COCCAMIG

Marco Valério Araújo Brito

Graduado em Administração de Empresas e Comércio Exterior. Dentre suas especializações estão o Lidercoop, pela Ocemg, e o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes, pela Fundação Dom Cabral. Suas experiências profissionais incluem atuações em diversas empresas, no Brasil e no exterior; também passou por bancos e empresas onde atuou com mercado financeiro, bolsa de valores, commodities e derivativos e trabalhou como coordenador geral do Denac (Departamento Nacional do Café), em Brasília (DF). Foi sócio-fundador de empresas com atuação na área de consultoria e mercado de capitais e conselheiro do Sicoob Copersul por 12 anos, sendo 3 como vice-presidente. Atualmente, integra vários conselhos de entidades ligadas ao café, como o CNC, e é presidente da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig).