Atendendo à solicitação dos membros do grupo informal do Comitê Técnico da Iniciativa Privada do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), feita em 16 de março, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos Neto, demonstrando sua habitual atenção ao setor, agendou uma audiência conjunta para o dia 2 de abril. A reunião abordou temas de grande interesse para o setor cafeeiro brasileiro, como os preços atuais do café praticados no mercado, os estoques remanescentes e o início da safra 2025/2026.
Outro ponto de destaque foi a necessidade de assegurar a confiabilidade dos dados divulgados, abrangendo desde a atualização do parque cafeeiro e o levantamento de safras até o atendimento aos requisitos do Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR).
Também foi discutida a importância de garantir recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) no orçamento de 2025 para viabilizar ações de promoção dos cafés do Brasil e investimentos em pesquisa. Nesse contexto, ficou prevista para o dia 15 de abril uma próxima reunião do Comitê Técnico do CDPC e do Conselho, na qual serão debatidos o orçamento e a aplicação dos recursos para os ciclos 2025/2026.
Além disso, foi abordada a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém do Pará, com o secretário reafirmando seu compromisso com a apresentação da sustentabilidade da produção agropecuária brasileira durante o evento. Na ocasião, foi informado que o Conselho Nacional do Café (CNC) tratou de temas importantes com a Organização Internacional do Café (OIC) para o envio de um expediente com sugestões de pauta, posteriormente enviadas pela diretora executiva da OIC, Vanusia Nogueira, ao presidente da COP30, Embaixador André Aranha Corrêa do Lago, atual secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores.
“A audiência teve duração aproximada de duas horas e meia e contou com total abertura do secretário para ouvir as considerações dos presentes, reforçando o compromisso do Ministério com os temas de interesse do setor cafeeiro”, explicou Silas Brasileiro, presidente do CNC.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br / imprensa@cncafe.com.br
(61) 99999-1570